1
resposta

[Sugestão] Comunicação pelo App

A plataforma que mais utilizo é o Whatsapp. Já basta o fato de estarmos vivendo um mundo digital, onde a presença das pessoas ficou algo supérfluo, com meus amigos e familiares, sempre tento ter uma conversa mais descontraída, por isso tento dinamizar minhas conversas com emojis e figurinhas, é uma forma de demonstrar como as figurinhas mostram o que estamos sentindo. As vezes consigo escrever gírias. Já com os meus clientes, procuro ter uma conversa mais formal, evito piadas, me atento e escrever corretamente com pontuação e apenas a troca de mensagens é restritamente sobre o trabalho.

1 resposta

Olá, Cleide!

Obrigada por compartilhar sua experiência sobre comunicação no WhatsApp. Pelo que você descreveu, parece que você já está aplicando algumas práticas importantes de comunicação assertiva, como adaptar seu estilo de comunicação ao público com quem está conversando. Isso é essencial para garantir que sua mensagem seja bem recebida e compreendida.

Para o desafio que você mencionou, parece que a tarefa é analisar como você se comunica no WhatsApp e refletir sobre a clareza, objetividade, respeito e empatia nas suas mensagens. Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a aprofundar essa análise:

1. Clareza e Objetividade: Revise algumas das suas conversas e veja se você consegue identificar momentos em que a mensagem poderia ter sido mais clara ou direta. Por exemplo, ao falar com clientes, verifique se suas instruções ou informações são facilmente compreendidas sem necessidade de esclarecimentos adicionais.

2. Respeito e Empatia: Avalie se, mesmo em conversas formais, você consegue demonstrar empatia. Isso pode ser feito através de frases como "Entendo sua preocupação" ou "Estou aqui para ajudar". Isso pode ajudar a construir um relacionamento mais positivo, mesmo em um ambiente profissional.

3. Feedback: Se possível, peça feedback a amigos ou colegas sobre como eles percebem sua comunicação. Às vezes, podemos não perceber como nossas mensagens são recebidas.

4. Exemplos Práticos: Tente lembrar de uma situação em que uma comunicação clara e empática fez a diferença, e outra em que a falta de clareza causou um mal-entendido. Isso pode te ajudar a identificar áreas de melhoria.

Espero ter ajudado e bons estudos!