2
respostas

[Sugestão] Como interagir com as extensões do browse utilizando Python.

Estou fazendo uma automação de processo web, utilizando Python + selenium + webdriver, mas em um determinado momento preciso interagir com uma extensão do navegador para autorização de MFA. Sei que o selenium, não faz isso. Pensei em usar o pyautogui, mas quando o programa abre o navegador a opção de extensões do navegador não está habilitada. Gostaria de saber se alguém já passou por isso?

2 respostas

Oi Thiago, tudo bem?

Entendo que você esteja enfrentando dificuldades para interagir com as extensões do navegador durante a automação de um processo web utilizando Python, Selenium e WebDriver. De fato, o Selenium não possui recursos nativos para lidar diretamente com as extensões do navegador.

Uma alternativa que você pode explorar é utilizar a biblioteca pyautogui para automatizar a interação com as extensões. No entanto, é importante ressaltar que o pyautogui é uma ferramenta de automação baseada em movimentos do mouse e pressionamento de teclas, e pode ser limitada em alguns casos.

Uma possível solução seria utilizar o método pyautogui.moveTo() para posicionar o cursor do mouse na posição onde a opção de extensões do navegador está localizada e, em seguida, utilizar o pyautogui.click() para clicar na opção.

Outra alternativa seria pesquisar se existe alguma biblioteca específica para interagir com a extensão que você está utilizando. Alguns navegadores possuem APIs próprias que permitem a automação de extensões.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema.

Um abraço e bons estudos.

Obrigado, pela resposta.

Eu pensei em usar pyautogui, mas depois percebi que quando o navegador abria com a automação, ele nem sequer trazia a extensão para que fosse possivel, alguma interação, não sei por default é assim mesmo ou algum controle da empresa. Mas devido a isso , decidimos criar um novo usuario para aplicação com acesso limitado, assim sendo possivel dar bypass no MFA, com isso conseguimos avançar.