1
resposta

[Sugestão] comando sed -i

estou escrevendo essa mensagem caso alguém tenha a mesma duvida que tive. a minha duvida era se caso eu desejasse ver o que o comando sed escondeu como faria? teria algum comando?
com a ajuda da IA ela mostrou que posso fazer backup para salvar o arquivo antes da alteração porque depois que o comando sed -i altera não é mais possível ver o que tinha porque o comando subscreve. por exemplo

sed -i 's/User password is .*/User password is REDACTED/g' arquivo.log subscreve o que você quis alterar mais utilizando o .bak cria um backup

sed -i.back 's/User password .*/ User password is REDACTED/g' arquivo.log cria um backup antes de alterar
também posso utilizar outras extensões ao inves do .bak como .orig e .old

se alguém tiver uma explicação melhor pode passar isso foi o que a IA respondeu mais deu super certo

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Eudson!
Excelente explicação.
Realmente, esses detalhes fazem toda a diferença.
Usar o sed com a opção -i sem um backup pode ser arriscado, especialmente em arquivos de log ou de configuração importantes, porque o conteúdo original é sobrescrito e não há como recuperar o que foi alterado.
Criar um backup com -i.bak (ou outra extensão, como .orig ou .old) é uma ótima prática, pois garante que você tenha uma cópia de segurança antes da substituição e permite comparar as versões com ferramentas como diff e verificar exatamente o que foi modificado.
Além disso, devemos lembrar que, se a intenção for apenas testar o comando antes de aplicar as alterações, é possível rodar o sed sem o -i, apenas redirecionando a saída para outro arquivo, por exemplo:

sed 's/User password is .*/User password is REDACTED/g' arquivo.log > novo_arquivo.log

Assim, o arquivo original permanece intacto até você ter certeza do resultado.
Esse tipo de detalhe pode realmente salvar(ou evitar uma dor de cabeça ).
Obrigado por compartilhar.