1
resposta

Dúvida do grupo no comando chown

Bom dia.

Na aula foi utilizado o seguinte comando: sudo chown -R :devs /home/nomedousuário. Destaquei em negrito o nome do grupo que o proprietário vai ser atribuído e, notei que foi usado o sinal "dois-pontos" antes do grupo. É comum usar esse sinal ou é opcional?

1 resposta

Ei! Tudo bem, André?

Essa é uma observação muito boa! O uso dos "dois-pontos" (:) ou do "ponto" (.) antes do nome do grupo no comando chown não é opcional se você quiser alterar apenas o grupo.

No :devs o sistema entende: "não mude o usuário (vazio antes dos dois-pontos), mas mude o grupo para devs". Se você digitar apenas sudo chown devs /diretorio, o Linux vai procurar por um usuário chamado "devs" e tentar atribuir a posse a ele, o que provavelmente resultaria em um erro de "usuário não encontrado" ou alteraria o dono errado.

É uma convenção muito comum no dia a dia de quem trabalha com servidores para ganhar agilidade!

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado