Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

subqueries x join

O uso da subquery pode substituir o JOIN dando ganho de processamento e diminuindo linhas de código?

1 resposta
solução!

Olá, Sarah, tudo bem?

O uso de subqueries e JOINs pode, de fato, impactar tanto o desempenho quanto a legibilidade do código de maneiras diferentes. Subqueries são úteis quando queremos filtrar resultados com base em condições que dependem de outras tabelas. No exemplo que você está estudando, por exemplo, a subquery é usada para selecionar cursos com base em categorias que não possuem espaços no nome. Elas podem ser mais fáceis de compreender em certos cenários, principalmente quando lidamos com filtros complexos e múltiplas condições.

Por outro lado, os JOINs são utilizados para combinar colunas de duas ou mais tabelas, com base em relações entre elas. Em termos de desempenho, costumam ser mais eficientes do que subqueries, principalmente quando o volume de dados é grande, já que permitem ao banco de dados otimizar a execução da consulta de forma mais eficaz. Além disso, podem tornar o código mais legível, principalmente quando queremos retornar dados de diversas tabelas ao mesmo tempo.

Mas vale lembrar que não existe uma regra fixa sobre qual abordagem é mais rápida ou lenta. Tudo depende do contexto, do tipo de consulta e do banco de dados utilizado. Em alguns casos, subqueries podem ser mais lentas, pois o banco precisa executá-las para cada linha da tabela externa. Já em outros, o próprio otimizador do banco pode reescrever a subquery como um JOIN, o que torna sua execução mais eficiente.

De modo geral, quando for possível escrever a consulta de forma clara com JOINs e sem a necessidade de filtros complexos, essa costuma ser a melhor escolha. Mas, se os filtros exigirem uma lógica mais detalhada, subqueries podem ser mais apropriadas.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!