Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sub-rede de provedor de Internet

Assistindo a aula de Sub-rede de provedor de serviços, foi falado que a mascara de rede 255.255.255.252 seria a mais eficiente forma de alocar ips.

Mas observando os dados do meu roteador, o provedor de Internet está utilizando o ip 191.44.36.1 como ip de rede e o ip do host (roteador) como 179.192.160.161. Qual mascara de rede o provedor está utilizando se o ip de rede é maior que o ip do host?

Obs1: no roteador, o ip de rede é o mesmo que aparece no ip de gateway. Obs2: o provedor de serviço é via DSL

4 respostas

Olá Marcelo, tudo bem?

A máscara 255.255.255.252 apresentaria uma melhor eficiência quando nós temos uma conexão chamada de ponto a ponto (Uma conexão entre dois dispositivos), isso porque quando conectamos dois dispositivos teremos a necessidade de dois endereços IP que é exatamente a quantidade que teremos ao utilizar a máscara 255.255.255.252

No exemplo do curso, nós tinhamos um cliente que contratou um link dedicado do provedor, oferecendo assim uma conexão ponto a ponto. Esse tipo de conexão é utilizado normalmente em empresas, por não ocorrer o compartilhamento da transmissão com outros usuários do sistema. Por isso, esse tipo de conexão dedicda é mais cara do que a conexão que nós fazemos em nossas casas, segue link de referência para valores de preços para links dedicados (https://www.meulinkdedicado.com.br/link-dedicado-vivo)

Quando contratamos um serviço para nossas casas, os provedores de serviço podem ter outros clientes próximos aos quais eles precisam alocar endereços IP para se conectar na rede do provedor, por isso quando estamos em casa a máscara de rede que aparece precisaria ser maior para alocar todos esses clientes que ele possa vir a ter compartilhando o link do provedor. Em uma conexão DSL, nós temos as conexões dos clientes sendo concentradas em um equipamento chamado de DSLAM (Digital subscriber line access multiplexer) que fica do lado do provedor de serviços, usando técnicas de multiplexação para poder oferecer esse compartilhamento do link entre os vários usuários que ele possui.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplexa%C3%A7%C3%A3o)

Vou colocar uma informação adicional no exercício sobre esse tema, obrigado pelo aviso

Abs

Boa tarde Rafael,

Obrigado pela resposta.

a minha dúvida ainda continua. Nas aulas você mostrou a menor máscara de sub-rede 255.255.255.252, mas observei que também existem as mascaras /31 e /32. Nas conexões de serviços residenciais (DSL) e também já observei que a conexão VPN utiliza mascara 255.255.255.255, como funciona a comunicação dessas conexões que não tem ip de rede e nem ip de broadcast?

Outra dúvida. Como a conexão ponto a ponto ocupa 4 IPs, o provedor acaba perdendo 3 IPs publicos que poderiam ser utilizado se, por exemplo, utilizasse uma mascara de rede 255.255.0.0?

solução!

Olá Marcelo, tudo bem?

Legal a pergunta, a configuração com a máscara /31 surgiu alguns anos depois e ainda alguns equipamentos mais antigos não conseguem trabalhar com essa máscara. A ideia dela seria a seguinte:

Eem links ponto a ponto temos a necessidade de somente dois endereços, com a máscara /31 nós teremos somente dois endereços disponíveis que seriam o endereço IP de rede e o endreço IP de broadcast, esses dois endereços ao configurarmos com /31 serão interpretados como endereços de hosts. Isso acaba sendo útil para grandes empresas que possuem vários links ponto a ponto conectando vários clientes, porque a configuração /31 permite que tenhamos o dobro de possibilidade de conexões do que teríamos com o /30. O único inconveniente dele mesmo seria o fato de equipamentos antigos poderem não suportar essa configuração.

A máscara /32 seria o equivalente de termos 255.255.255.255 na forma decimal. Essa máscara representa um único endereço IP que é o endereço do host. Por exemplo, se nós formos configurar uma rota ip route 200.1.1.1 255.255.255.255 65.3.5.6, isso quer dizer que sempre que um roteador for encaminhar os dados para o endereço IP 200.1.1.1 os pacotes serão encaminhados para o roteador com endereço IP 65.3.5.6, com isso poderemos ter uma melhor eficiência na distribuição de tráfego para um cliente específico.

Ao usar a máscara 255.255.0.0 teremos assim como nos demais casos, os endereços IP de rede e broadcast que não poderão ser usados, mas teremos também mais 65.534 endereços disponíveis. Com isso a tendência seria perder muitos endereços IP (O endereço IP de rede e broadcast que sempre são "perdidos" por não poderem ser alocados para ninguém (com exceção do /31 que é suportado por somente alguns equipamentos)) teremos outros milhares de endereços IP de hosts que acabarão sendo perdidos. Ao usar a máscara de rede 255.255.255.252 teremos ao todo quatro endereços IP, o endereço IP de rede e de broadcast e os outros dois endereços que poderão ser alocados para os hosts, em uma conexão ponto a ponto seria exatamente essa quantidade que precisaríamos e diferentemente do /31, a máscara /30 funciona em qualquer equipamento.

Abs

Boa noite Rafael,

Obrigado pelos esclarecimentos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software