Minha dúvida no momento é se há uma forma mais prática de passar o html para o Python sem precisar passar pelo arquivo inteiro colocando o '{% static xxxx %}? Me parece algo que é feito frequentemente, por quê precisa de um processo tão repetitivo?
Minha dúvida no momento é se há uma forma mais prática de passar o html para o Python sem precisar passar pelo arquivo inteiro colocando o '{% static xxxx %}? Me parece algo que é feito frequentemente, por quê precisa de um processo tão repetitivo?
Olá Guilherme, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em lhe responder.
Quando fazemos o uso das chaves ({}) estamos trabalhando com a linguagem de templates do Django, que será responsável por permitir que uma linguagem de programação, no nosso caso o Python, seja incorporada ao HTML. Segundo a documentação do Django essa será a sintaxe que devemos utilizar. Como por exemplo:
{% static 'caminho_para_uma_imagem' %}
Caso esteja trabalhando com o Visual Studio Code, podemos realizar a instalação de uma extensão que irá auxiliar durante a programação, você pode baixá-la no link abaixo, após instalar reinicie o VsCode. Essa extensão irá auxiliá-lo com o autocomplete em arquivos HTML.
Abaixo um exemplo de uso no momento do uso de um arquivo estático, basta que seja digitado a palavra static e pressionar tab que será adicionado a sintaxe completa.
Uma boa prática para eliminar essas repetições frequentes de código dentro de um arquivo HTML, é criação de um arquivo geral que conterá a base (base.html) para o funcionamento das páginas, e podemos fazer o uso das partials irão conter pequenas partes da página, como por exemplo, cabeçalho e rodapé.
Na aula Estendendo html o professor irá ensinar como realizar essa refatoração do código HTML, removendo a duplicidade de código.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de templates do Django e como são suas sintaxes e formas de uso, recomendo a leitura do seguinte artigo da documentação.
Para aprofundar ainda mais seu aprendizado, no seguinte artigo da documentação, será apresentado como funciona a configuração dos templates do Django.
Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para tirar suas dúvidas ou para compartilhar o seu desenvolvimento.
Fico à disposição.
Abraços e bons estudos.