Não entendi
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendi
Olá! Tudo bem?
O erro que você compartilhou, normalmente, acontece quando o seu acesso ao banco de dados é negado, isso geralmente acontece quando passamos algum parâmetro errado no corpo da configuração do banco.
Então, para solucionar esse erro, peço que verifique o trecho de código onde você passa as informações referentes ao seu banco de dados e certifique que estão corretas.
Se você tiver certeza de que as credenciais estão corretas, pode ser útil verificar se o MySQL está em execução corretamente. Reiniciar o serviço do MySQL pode resolver o problema.
Lembre-se de que essas são apenas sugestões e podem não resolver o seu problema específico. É importante analisar o contexto do seu código e da configuração do banco de dados para encontrar a solução correta. Então, caso o erro persista, peço que compartilhe todo o seu projeto aqui no fórum.
Espero ter ajudado e bons estudos!
também estou com esse problema. O host é 127.0.0.1, user é root, e a senha eu mudei pra mesma senha que eu uso pra acessar o mysql pelo comando mysql -u root -p. reiniciar o mysql não foi suficiente :/
eu encontrei a solução.
tenha a certeza que, no prepara_banco.py, o campo de usuário e senha sejam os mesmos que estão definidos no config.py. Além disso, essas senhas (em ambos os arquivos) devem ser a senha correta. pra saber se a senha está correta, você pode tentar logar no usuário pelo terminal, considerando que o usuário é o root:
mysql -u root -p (inserir a senha quando solicitar)
a senha, provavelmente, será, ou "admin", ou "password", ou nada (string vazia).
você pode redefinir essa senha pra oq vc quiser, após logar no mysql, com:
ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED BY 'nova-senha-aqui'; FLUSH PRIVILEGES;
após configurar a senha corretamente, rode, separadamente, o arquivo prepara_banco.py. assim, rode o servidor (jogoteca.py) e, provavelmente, tudo estará funcionando normalmente.