Pessoal, estou iniciando uma formação em SQL Server e gostaria de saber como instalá-lo no Linux (ex: Arch). Estou acostumado com o Workbench e não sei como seria o processo nesse caso. Obrigado!
Pessoal, estou iniciando uma formação em SQL Server e gostaria de saber como instalá-lo no Linux (ex: Arch). Estou acostumado com o Workbench e não sei como seria o processo nesse caso. Obrigado!
Olá, Lucas! Tudo bem?
O Microsoft SQL Server é oficialmente suportado apenas em algumas distribuições Linux, como Red Hat Enterprise Linux (RHEL), SUSE Linux Enterprise Server (SLES) e Ubuntu conforme informado na documentação oficial.
Se você está usando Arch Linux, a instalação direta não é suportada, mas é possível rodar o SQL Server utilizando Docker. O Docker é uma tecnologia que permite rodar aplicações em ambientes isolados chamados containers. Esses containers incluem tudo o que a aplicação precisa para funcionar. No seu caso, usaremos o Docker para rodar o SQL Server no Arch Linux.
Abaixo deixo os passos da instalação:
Antes de rodar o SQL Server, primeiro é necessário instalar e configurar o Docker:
1️⃣ Atualize o sistema:
sudo pacman -Syu
2️⃣ Instale o Docker:
sudo pacman -S docker
3️⃣ Ative e inicie o serviço do Docker:
sudo systemctl enable --now docker
4️⃣ Para evitar a necessidade de usar sudo
em cada comando Docker, você pode usar os comandos:
sudo usermod -aG docker $USER
newgrp docker
5️⃣ Verifique se o Docker está funcionando corretamente:
docker run hello-world
Se aparecer uma mensagem confirmando que o Docker está rodando, a instalação foi bem-sucedida!
Agora que o Docker está instalado e funcionando, siga os passos abaixo para rodar o SQL Server em um container:
1️⃣ Baixe a imagem oficial do SQL Server:
docker pull mcr.microsoft.com/mssql/server:2022-latest
2️⃣ Rode o SQL Server no container:
docker run -e "ACCEPT_EULA=Y" -e "MSSQL_SA_PASSWORD=MinhaSenhaForte123" \
-p 1433:1433 --name sql1 --hostname sql1 \
-d \
mcr.microsoft.com/mssql/server:2022-latest
Substitua "MinhaSenhaForte123"
por uma senha segura. No código acimao SQL Server estará rodando na porta 1433 (padrão). E o nome do container será sql1.
Deixo abaixo conteúdos complementares que podem te ajudar nessa jornada:
Você pode usar a tradução automática do navegador caso se sinta mais confortável.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços!
Consegui instalar! Foi um processo rsrs, mas muito gratificante. Muito obrigado!