Boa tarde.
Em um projeto que estou trabalhando estamos adotando o Scrum aos poucos(Adotando um evento por vez). Uma situação que estamos encontrando é: quando/como incluir o processo de merge(Versionamento - SVN) na sprint?
Exemplo: Estamos trabalhando em uma sprint e a versão do merge que a equipe está desenvolvendo é a 1.4.0(representa a sprint atual). Nesse meio tempo teve uma demanda(bug urgente) que foi resolvido diretamente no trunk.
Qual seria a melhor alternativa para encaixar esse merge dentro da sprint. Fazer isso logo após o comite do trunk, ou seja, eu pegaria essa demanda e traria para o branche da sprint ou no final da sprint?
A minha preocupação é como fazer isso de forma que fique internalizado para a equipe esse processo.
Inicialmente estávamos pensando em criar uma tarefa de merge(Usamos o Jira) na sprint logo após ocorrer qualquer reintegração de versão ao trunk. Ai quem estiver trabalhando na sprint, pegaria essa tarefa e faria o merge, resolvendo os possíveis conflitos.
Pensamos assim para tentar trazer o mais rápido possível as alterações para a versão atual de modo a evitar que as versões fiquem muito distantes, aumentando assim as chances de conflito.
Obs: No nosso caso cada sprint existe um branche que após a liberação em produção é gerada uma tag. Ex: 1.4.0 e reintegrado ao trunk(que está apta para ir para a produção).
Ainda não temos testes unitários consolidados(eu sei..rss) e nem de integração. Existe uma equipe que acaba fazendo os testes manuais e nesse caso, quando ocorre o merge, estamos procurando uma alternativa para minimizar que versões anteriores sejam quebradas com esse merge. Dessa forma quando um merge é realizado, nele fica registrado quais versões fazem parte do merge e a equipe de teste sabe que além da sprint atual, terão que retestar as versões impactadas com esse procedimento. Isso até conseguirmos consolidar a utilização de testes automatizados(O que está um pouco difícil!!)
Agradeço a todos!