8
respostas

Somar a mesma medida com dois filtros diferentes em PowerBi

Olá pessoal. Alguém poderia me ajudar nessa.

Tenho que somar o resultado de 2 filtros diferentes na mesma tabela de vendas. Ex soma da fVendas pelo filtro A + soma da mesma fVendas pelo filtro B.

Edit: Deixa eu tentar explicar melhor:

Tenho 3 tabelas: Vendas, login no balcão e login no caixa.

Eu filtro a tabela de vendas pelo user x do balcão me traz um resultado Eu filtro a tabela de vendas pelo user x do caixa me traz outro resultado.

Preciso somar esses resultados.

8 respostas

Oi Danilo! Como vai?

Não sei se ficou muito claro o que você quer fazer. Pode me dar um exemplo mais concreto?

Que filtro seria esse? É de alguma dimensão que já existe na sua base?

Espero sua resposta =)

Deixa eu tentar explicar melhor Marina.

Tenho 3 tabelas: Vendas, login no balcão e login no caixa.

Eu filtro a tabela de vendas pelo user x do balcão me traz um resultado Eu filtro a tabela de vendas pelo user x do caixa me traz outro resultado.

Preciso somar esses resultados.

Danilo,

As tabelas estão relacionadas entre si? Se sim, como estão?

Estao sim. Normal pelo idbalcao e idcaixa

Na tabela balcão tem usuário na de caixa tbm tem usuário. Pelo usuário q filtro a vendas pra ver quanto ele vendeu no balcão e quanto no caixa.

Oi Danilo!

Como você puxa esses dados? São planilhas ou é um banco de dados específico? Como essa base foi construída?

Pergunto isso, por que dependendo da fonte, o curso de ação é diferente.

Deixa eu ver se eu entendi: você tem vem uma tabela de vendas por usuário, porém você tem usuários duplicados? Um referente a login caixa, outro referente a login balcão? Mas que são a mesma pessoa, e você quer somar isso?

A ideia é que esse tipo de problema seja resolvido na base.

Se for planilha, você pode adicionar uma coluna, indicando a categoria do usuário: caixa ou balcão.

Se for base, vai criar outra tabela com usuário e categoria, e relaciona-la com a de vendas.

Você pode fazer então uma visualização de dados cuja a métrica seja vendas, a dimensão usuário, e o filtro categoria. Dessa forma você consegue ver a venda de usuário, somente no balcão, somente do caixa, ou a soma dos dois.

Fez sentido? Aguardo sua resposta.

Outra coisa, garanta que na visualização do filtro essa opção está selecionada:

Obrigado pelas respostas Marina.

1º O banco de dados é PostgreSQL (e só tenho acesso de visualização)

2º Só consigo puxar os dados para dentro do Pbi e trabalhar com eles lá dentro (o arquivo do Pbi atualmente tem 2GB)

3º O banco de dados é bem grande (mais de 500 tabelas, 30mi de lançamentos nas tabelas vendas e orçamento)

Segue o Link da imagem para entender melhor (não sei pq não fiz isso antes)

https://drive.google.com/file/d/1SSizAFeXdwRRJzG33bAFdRYFAabR55Zr/view?usp=sharing

Filtro 1 - Total da ITEMvenda pelo usuarioID da ITEMorçamento (só isso)

Filtro 2 - Total da ITEMvenda pelo usuarioID da SessãoCaixa E pelo campo Orçamentoid da tabela ITEMorçamento (ou seja, o Filtro 2 também usa a ITEMorçamento.)

(Editado) Oi Danilo!

Da maneira que seu banco está construído, fica um pouco difícil fazer esse tipo de visão. Até onde meu nível de conhecimento vai, nas ferramentas de visualização para fazer esse tipo de visão, os dois filtros precisam pertencer a mesma coluna. Você está tentando filtrar por duas colunas diferentes. O ideal seria que seu banco estivesse estruturado de uma maneira diferente. Mas como você não tem acesso a ele, fica difícil sugerir algum tipo de alteração.

Em relação ao Power BI, posso tentar sugerir um solução que não é ideal, mas talvez te atenda.

Uma mesma pessoa tem o mesmo número de ID tanto em caixa como balcão?

Você pode tentar criar uma visualização de Matrix, colocar o Total em Values(Valor), UsuárioId em Columns(Colunas) e OrcamentoID como Rows(Linhas). Veja o que acontece.

Se não der certo, tente colocar os dois ids como linhas, ou os dois como colunas.

Você pode adicionar uma visualização de filtro, para filtrar seu relatório por id específico.

Essa visualização automaticamente soma linhas e colunas anteriores. Clique nos "3 pontinhos" - More Options, e coloque um ordenamento que faça sentido.

Como não conheço o conteúdo do seu banco de dados, não sei se vai funcionar, mas não custa tentar.

A ferramenta também permite criar tabelas e colunas, mas como o seu banco de dados é muito grande, não sei se ela vai comportar tudo isso. Existem fórmulas que podem ser feitas para criar colunas que sejam soma de duas outras. Você pode explorar isso nas abas de Data e Model.

Aqui vai um tutorial de como criar colunas calculadas:

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/desktop-tutorial-create-calculated-columns

Além disso, como seu banco é grande, se você precisar fazer análises pontuais, você pode construir planilhas por fora importando dados de um período menor de tempo que quer analisar, e construir aquela coluna "categoria" que comentei anteriormente. Ai você faz relatórios sazonais em cima de planilhas como essa.

Espero que ajude!