1
resposta

Solução por conta própria

Antes de iniciar as novas aulas, tentei criar o jogo do alvo por conta própria, utilizando os conhecimentos anteriores. Tive apenas que pesquisar no Google como usar o Math.random para gerar um número aleatório entre dois valores. Fora isso, tudo já havia sido passado pelo professor.

Funcionou! Falta só eu acertar a questão do limite que o alvo deve aparecer. Eu utilizei tela.offsetLeft e tela.offsetTop, mesmo assim ele segue vazando do canvas.

Vamos ver nas aulas o que posso melhorar!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var limiteHorizontal = 600
    var limiteVertical = 400

    pincel.fillStyle = 'white';
    pincel.fillRect(0, 0, limiteHorizontal, limiteVertical);

    var raioMenor = 10;
    var raioMeio = raioMenor + 10
    var raioMaior = raioMeio +10

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, limiteHorizontal, limiteVertical);
    }    



    function atualizaTela() {

        function xAleatorio() {
            return Math.random() * ((limiteHorizontal - raioMaior) - (tela.offsetLeft + raioMaior));
        }

        function yAleatorio() {
            return Math.random() * ((limiteVertical - raioMaior) - (tela.offsetTop + raioMaior));
        }

        var xAleatorio = xAleatorio();
        var yAleatorio = yAleatorio();

            limpaTela();
            desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raioMaior, 'red'); // maior círculo
            desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raioMeio, 'white');
            desenhaCirculo(xAleatorio, yAleatorio, raioMenor, 'red'); // menor circulo

        function dispara(evento) {

            var xDisparado = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var yDisparado = evento.pageY - tela.offsetTop;

            if(xDisparado >= (xAleatorio - raioMenor) && xDisparado <= (xAleatorio + raioMenor) && yDisparado >= (yAleatorio - raioMenor) && yDisparado <= (yAleatorio + raioMenor)) {

                alert("Acertou!");
            }

        }

        tela.onclick = dispara;

    }

    setInterval(atualizaTela, 1000);

</script>
1 resposta

Continue assim! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software