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Sobre o exemplo de jogos gratuitos

Essa informação de que a Alexandra (pessoa que baixou o jogo) não é "cliente", por não ter efetivado uma ação financeira, a princípio causa um certo estranhamento, mas quando olhamos exclusivamente no contexto de UX, é possível compreender que há uma classificação bem categórica: realizou o pagamento = cliente. Utilizou o produto/serviço = usuário(a).

Pensando nos diversos apps que existem disponíveis e que podemos baixar em nosso smartphone e usar sua versão free = seremos somente usuários nesse momento, certo?
Mas se ao usar a versão free e eu desejar realizar um upgrade e adquirir o plano pago do app, então somente nesse momento em que comecei a pagar pelo app é que serei Cliente e Usuário(a). Está correto?

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solução!

Olá, Milena, como vai?

Sua interpretação está correta. Quando uma pessoa utiliza um produto ou serviço, independentemente de ter pago por ele ou não, ela é considerada uma pessoa usuária. No caso dos aplicativos gratuitos, enquanto você utiliza a versão free, exerce o papel de usuária, pois está interagindo com a experiência que o produto oferece.

A partir do momento em que ocorre uma transação financeira, por exemplo, ao adquirir um plano pago, você passa também a ser cliente, já que estabelece uma relação comercial com o produto. Um exemplo prático seria o Spotify: quem usa a versão gratuita é usuária, mas ao contratar o plano Premium, passa a ser cliente e usuária ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

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Valeu Mike! ;)