Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

sobre mapeamento em partes

Podemos fazer o mapeamento dos objetos por partes ao invés de tratar ele como um todo? É uma pratica comum?

Ex: fazer o unwrap dos braços, depois das pernas, depois do tórax, ou já delimito os cortes de uma vez? tem certo ou errado nessa parte?

Porque pra mim parece que se cria um mapa pra cada parte do objeto, ou estou enganado?

3 respostas

Fala Douglas, blz?

É quase o mesmo esquema de retopologia.. depende muito do propósito do projeto... se é pra game é de um jeito, se é pra filme ou cinematic a gente faz de outro...

Mas no geral quando se trata de corpo humano, abrimos por parte.

Vindo na vertical de cima pra baixo, ou seja... cortamos o pescoço... e resolvemos a cabeça, depois vamos pro tronco... e assim vai.

Porém é de extrema importância saber onde vai cortar.

Exmplo: se vou cortar a uv no pescoço, eu vou fazer em um local não visível... tipo que fique dentro da camisa.. ou armadura... sempre que possível a gente faz os cortes em lugares que não aparecem ou em lugares que não chamam tanto a atenção do jogador... pra ele não ver aquele corte da textura de seco...

Em breve teremos curso explicando isso também!!

Espero que tenha ajudado.

Keep Calm, and keep rocking!! ✌✌

Vlw..

Daniel da Costa

ah sim, então não interfere fazer o mapeamento da cabeça primeiro, depois do tronco, etc e etc?

Tipo, fazer o mapeamento individual dessas partes não interfere no processo como um todo? Porque minha maior duvida é: se eu fizer da cabeça e depois partir pro tronco, eu "perder" aquele mapeamento da cabeça (não sei se deu pra entender, tentei não ser tão confuso ahaha)

solução!

Hehe, não perde não, pode ficar tranquilo hehe.

O maior "segredo" na questão de UV é dominar a parte dos cortes... se você conseguir ter esse feeling você "mata" qualquer modelo.

Mas com o tempo isso vem.

Boa sorte aí, e uma dica que dou é...

Da uma olhada no software chamado UV Layout, é da HEADUS UV www.uvlayout.com

Eu uso ele pra fazer meus UVs e também uso o Maya.

Keep moving man.

Vlw

Daniel da Costa