Olá pessoal, se alguém puder ajudar, ficarei agradecida.
Alguém sabe como posso aprender sobre a ferramenta chamada Wireshark,vi um vídeo no Youtube, mas acabei ficando ainda mais confusa.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, se alguém puder ajudar, ficarei agradecida.
Alguém sabe como posso aprender sobre a ferramenta chamada Wireshark,vi um vídeo no Youtube, mas acabei ficando ainda mais confusa.
Olá Ionara.
Tudo bem?
Comece estudando os protocolos fundamentais: Ethernet, ARP, IPv4, IPv6, ICMP, TCP, UDP, DNS, DHCP, HTTP e HTTPS. Sem esse conhecimento, o Wireshark vira apenas uma tela cheia de informações difíceis de entender.
Em seguida, instale o Wireshark em um ambiente de laboratório e realize capturas simples. Por exemplo, abra um terminal e execute um ping para algum site. Depois, analise os pacotes ICMP capturados. Faça consultas DNS, navegue em páginas web, realize conexões SSH e observe como cada protocolo aparece na captura.
Dedique tempo para aprender filtros de exibição. Esse é um dos recursos mais importantes da ferramenta. Saber filtrar por endereço IP, protocolo, porta ou fluxo de comunicação aumenta muito sua produtividade e é uma habilidade valorizada em ambientes profissionais.
Outra prática extremamente útil é analisar arquivos PCAP já prontos. Existem diversos conjuntos de capturas disponibilizados por comunidades de segurança e redes. Ao analisar tráfegos reais, você aprende a identificar problemas de conectividade, falhas de DNS, retransmissões TCP, lentidão de aplicações e até indícios de atividades maliciosas.
Recomendo relacionar o Wireshark com tecnologias que encontrará no dia a dia, como Docker, Kubernetes, APIs REST, balanceadores de carga e comunicação entre microsserviços. Capturar e analisar o tráfego dessas aplicações ajuda a compreender como os serviços realmente se comunicam na infraestrutura.
Uma sequência eficiente de aprendizado seria: primeiro entender os protocolos de rede, depois aprender a capturar tráfego, em seguida dominar filtros e análise de fluxos, e por fim investigar cenários reais de troubleshooting. Essa abordagem desenvolve uma habilidade prática muito valorizada tanto em redes quanto em DevOps, SRE e segurança da informação.
Minha dica é reservar pelo menos 30 minutos por dia para capturar e analisar tráfego de algo que acabou de fazer na máquina. Em poucas semanas, a leitura de pacotes deixa de parecer complexa e passa a ser uma ferramenta natural para diagnosticar problemas de rede e aplicações.
Um canal no youtube que me ajudou muito: https://www.youtube.com/c/simplificandoredes .
Confere ai e me envia um feedback.
Bons estudos.