Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Sobre ferramenta Wireshark

Olá pessoal, se alguém puder ajudar, ficarei agradecida.
Alguém sabe como posso aprender sobre a ferramenta chamada Wireshark,vi um vídeo no Youtube, mas acabei ficando ainda mais confusa.

1 resposta

Olá Ionara.
Tudo bem?
Comece estudando os protocolos fundamentais: Ethernet, ARP, IPv4, IPv6, ICMP, TCP, UDP, DNS, DHCP, HTTP e HTTPS. Sem esse conhecimento, o Wireshark vira apenas uma tela cheia de informações difíceis de entender.
Em seguida, instale o Wireshark em um ambiente de laboratório e realize capturas simples. Por exemplo, abra um terminal e execute um ping para algum site. Depois, analise os pacotes ICMP capturados. Faça consultas DNS, navegue em páginas web, realize conexões SSH e observe como cada protocolo aparece na captura.
Dedique tempo para aprender filtros de exibição. Esse é um dos recursos mais importantes da ferramenta. Saber filtrar por endereço IP, protocolo, porta ou fluxo de comunicação aumenta muito sua produtividade e é uma habilidade valorizada em ambientes profissionais.
Outra prática extremamente útil é analisar arquivos PCAP já prontos. Existem diversos conjuntos de capturas disponibilizados por comunidades de segurança e redes. Ao analisar tráfegos reais, você aprende a identificar problemas de conectividade, falhas de DNS, retransmissões TCP, lentidão de aplicações e até indícios de atividades maliciosas.
Recomendo relacionar o Wireshark com tecnologias que encontrará no dia a dia, como Docker, Kubernetes, APIs REST, balanceadores de carga e comunicação entre microsserviços. Capturar e analisar o tráfego dessas aplicações ajuda a compreender como os serviços realmente se comunicam na infraestrutura.
Uma sequência eficiente de aprendizado seria: primeiro entender os protocolos de rede, depois aprender a capturar tráfego, em seguida dominar filtros e análise de fluxos, e por fim investigar cenários reais de troubleshooting. Essa abordagem desenvolve uma habilidade prática muito valorizada tanto em redes quanto em DevOps, SRE e segurança da informação.
Minha dica é reservar pelo menos 30 minutos por dia para capturar e analisar tráfego de algo que acabou de fazer na máquina. Em poucas semanas, a leitura de pacotes deixa de parecer complexa e passa a ser uma ferramenta natural para diagnosticar problemas de rede e aplicações.
Um canal no youtube que me ajudou muito: https://www.youtube.com/c/simplificandoredes .
Confere ai e me envia um feedback.
Bons estudos.