Acho que deveria ser ensinado como calcular a TIR, ROI e VPL. Foi falado muito superficial. Digo isso porque, se não vai explicar sobre isso, acho que não deveria fazer parte do curso.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Acho que deveria ser ensinado como calcular a TIR, ROI e VPL. Foi falado muito superficial. Digo isso porque, se não vai explicar sobre isso, acho que não deveria fazer parte do curso.
Oi Gabriel,
Temos exemplos no nosso apêndice.
Você conferiu?
O curso vai ser revisado nos próximos meses e vamos levar em conta teu feedback.
Obrigado,
Frederico
Legal!!!
Frederico, parabéns pelo curso. As explanações estão muito ricas, mas concordo com o Gabriel sobre exemplos de cálculos e aplicações já que VPL e TIR foram abordados no curso. Eu não encontrei o apêndice. Poderia me ajudar por favor? Agradeço desde já. Abraço.
Na aula sobre técnicas de justificativa de negócio há exemplos de como fazer os cálculos.
Retorno sobre Investimento (ROI) Podemos estimar o quanto teremos de lucro com o projeto. E para isso utilizamos a formula de Retorno sobre Investimentos (ROI):
ROI = (Receita do Projeto - Custo do Projeto)/Custo do Projeto.
Um exemplo prático do uso da fórmula é o seguinte: Custo: R$ 250.000,00 Benefícios: R$ 600.000,00 ROI = (R$ 600.000,00 - R$ 250.000,00) / R$ 250.000,00 = 1,4
Portanto, o ROI é 1,4 vezes o valor do investimento (ou 140%).
Analisando e contrastando qual projeto possui o maior valor de ROI podemos saber qual trará o maior benefício para a organização.
Valor Presente Líquido (VPL) É o valor total esperado da renda do projeto menos o total do custo previsto, levando em conta o valor do dinheiro no tempo. Para fins acadêmicos, na prova de certificação, o que vale é sempre o projeto com maior VPL. O professor faz um exemplo na aula.
Taxa Interna de Retorno (TIR) É a taxa de desconto de um investimento em que o valor presente do fluxo de caixa é considerado igual ao valor presente das saídas de caixa. O professor faz um exemplo na aula.
Prezada Thaís Rigolon, sobre a aula acredito que todos que postaram dúvidas devem ter assistido e visto que o professor fez um exemplo na aula. Não acredito que essa foi a dúvida do pessoal.
Falando sobre minha dúvida, gostaria de saber onde está o apêndice que o professor citou ao Gabriel onde tem "outros exemplos" para fixar a teoria exposta no curso. O apêndice é apenas a transcrição do vídeo ?
Pode nos ajudar ?
Oi pessoal, tudo bem?
Confiram este material complementar:
https://rdstation-static.s3.amazonaws.com/cms%2Ffiles%2F7991%2F1447434133PMP_para_Todos_V2.pdf
Os exemplos que passamos no curso são suficientes para a prova de certificação.
Os conceitos de TIR e VPL são mais complexos do que as noções passadas, mas não é nosso objetivo aprofundar o tema, sim garantir o necessário para as provas PMP e CAPM.
Abraços,
FA
Obrigada, Frederico.