Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sobre as Técnicas de Justificativas de Negócio

Acho que deveria ser ensinado como calcular a TIR, ROI e VPL. Foi falado muito superficial. Digo isso porque, se não vai explicar sobre isso, acho que não deveria fazer parte do curso.

7 respostas

Oi Gabriel,

Temos exemplos no nosso apêndice.

Você conferiu?

O curso vai ser revisado nos próximos meses e vamos levar em conta teu feedback.

Obrigado,

Frederico

Legal!!!

Frederico, parabéns pelo curso. As explanações estão muito ricas, mas concordo com o Gabriel sobre exemplos de cálculos e aplicações já que VPL e TIR foram abordados no curso. Eu não encontrei o apêndice. Poderia me ajudar por favor? Agradeço desde já. Abraço.

Na aula sobre técnicas de justificativa de negócio há exemplos de como fazer os cálculos.

Retorno sobre Investimento (ROI) Podemos estimar o quanto teremos de lucro com o projeto. E para isso utilizamos a formula de Retorno sobre Investimentos (ROI):

ROI = (Receita do Projeto - Custo do Projeto)/Custo do Projeto.

Um exemplo prático do uso da fórmula é o seguinte: Custo: R$ 250.000,00 Benefícios: R$ 600.000,00 ROI = (R$ 600.000,00 - R$ 250.000,00) / R$ 250.000,00 = 1,4

Portanto, o ROI é 1,4 vezes o valor do investimento (ou 140%).

Analisando e contrastando qual projeto possui o maior valor de ROI podemos saber qual trará o maior benefício para a organização.

Valor Presente Líquido (VPL) É o valor total esperado da renda do projeto menos o total do custo previsto, levando em conta o valor do dinheiro no tempo. Para fins acadêmicos, na prova de certificação, o que vale é sempre o projeto com maior VPL. O professor faz um exemplo na aula.

Taxa Interna de Retorno (TIR) É a taxa de desconto de um investimento em que o valor presente do fluxo de caixa é considerado igual ao valor presente das saídas de caixa. O professor faz um exemplo na aula.

Prezada Thaís Rigolon, sobre a aula acredito que todos que postaram dúvidas devem ter assistido e visto que o professor fez um exemplo na aula. Não acredito que essa foi a dúvida do pessoal.

Falando sobre minha dúvida, gostaria de saber onde está o apêndice que o professor citou ao Gabriel onde tem "outros exemplos" para fixar a teoria exposta no curso. O apêndice é apenas a transcrição do vídeo ?

Pode nos ajudar ?

solução!

Oi pessoal, tudo bem?

Confiram este material complementar:

https://rdstation-static.s3.amazonaws.com/cms%2Ffiles%2F7991%2F1447434133PMP_para_Todos_V2.pdf

Os exemplos que passamos no curso são suficientes para a prova de certificação.

Os conceitos de TIR e VPL são mais complexos do que as noções passadas, mas não é nosso objetivo aprofundar o tema, sim garantir o necessário para as provas PMP e CAPM.

Abraços,

FA

Obrigada, Frederico.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software