1
resposta

sobre as perguntas!

eu ainda acho que a alínea 3 é uma afirmação verdadeira... segundo a aula do formador... se repararmos bem os vídeos anteriores vamos observar que quanto menor a tolerância maior detalhe de pixel do objeto selecionado ele consegue captar.

1 resposta

Oi, Mirany

Tudo bem?

O parâmetro Tolerância controla o quão similares os pixels são considerados pelo Photoshop no momento em que ele for fazer uma seleção. Os que forem julgados como muito similares (ou iguais) serão agrupados na mesma seleção. Quanto maior for o valor da Tolerância, menos diferentes serão os pixels para o software e mais propensos a serem agrupados na mesma área.

Neste documento podemos observar esse comportamento com mais facilidade. Note que com um valor menor de Tolerância menos pixels (situação 1) são selecionados do que com um valor maior (situação 2). Isso acontece porque no caso 1 o programa respeita as menores diferenças tonais dos pixels. Enquanto que no situação 2 ele passa por cima dessas pequenas discrepâncias - justamente pela Tolerância ser maior - e os junta na mesma seleção (que, por sua vez, também é maior). Na imagem 3, com um grande zoom aplicado sobre a borda da seleção feita na situação 1, podemos observar que o programa está considerando pixels com tons de azul parecidos - mas não iguais - como diferentes. Essa diferença se perde na situação 2, conforme indica a imagem 4.

Podemos dizer, então, que Tolerância e "respeito às sutis diferenças entre os pixels" são inversamente proporcionais no Photoshop: se eu aumento um, diminuo o outro.

Abraços