alguém pode me auxiliar? eu não consegui entender muito bem sobre como essa letra faz a contagem e coisas assim
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
alguém pode me auxiliar? eu não consegui entender muito bem sobre como essa letra faz a contagem e coisas assim
Boa noite Marcos, tudo bem?
Eu não entendi direito a sua dúvida, mas caso você esteja falando sobre a estrutura de repetição 'for' eu já vou adiantar uma breve explicação.
Bom, à esse ponto você já deve ter entendido sobre o conceito de 'condição', em que so é executado um código se uma condição for satisfeita.
Ex.:
if(x > 0) {
console.log('X é maior que Zero.')
} else {
console.log('X não é maior que Zero.')
}E também já deve ter entendido a estrutura de 'repetição', onde que dá pra fazer um mesmo pedaço de código ser executado várias vezes.
Ex.:
var x = 0
while( x < 10) {
console.log('X ainda é menor que 10)
}-> No código acima, a mensagem 'X ainda é menor que 10' vai aparecer infinitas vezes no console, pois antes do comando console.log('X ainda é menor que 10) ser executado, vai se verificar se x é menor que 10, mas o valor de x nunca vai mudar. Para resolver isso, nós teríamos que alterar o valor de x dentro do bloco 'while'.
Ex.:
var x = 0
while( x < 10) {
console.log('X ainda é menor que 10)
x = x + 1
}-> No código acima, a mensagem 'X ainda é menor que 10' só vai aparecer 10 vezes, pois cada vez que o comando console.log('X ainda é menor que 10) ser executado, o valor de x vai aumentar, até chegar a 10, momento que a condição 'x < 10' não vai ser mais verdadeira e a execução desse bloco é finalizada.
Até aí tudo certo?
Para poder facilitar as coisas, existe a estrutura 'for'. Entenda essa estrutura da seguinte forma:
for(var x = 0; x < 10; x = x + 1) {
...
}como
for(inicialização da variável; condição; incremento da variável)
ou
para o valor x, começando em 0, aumentando de um em um, enquanto x for menor que 10, execute os seguintes comandos ...
De forma que, em var x = 0, a gente está declarando uma variável x com o valor de zero. Em x < 10, a gente está colocando uma condição que deve ser verificada toda vez antes daquele bloco de código ser executao, e em x = x + 1, a gente tá definindo o que é para acontecer toda vez que aquele bloco de código for executado.
Ou seja, a mesma coisa que
var x = 0
while(x < 10) {
...
x = x + 1
}
É mais uma forma de fazer a mesma coisa, a diferença é que fica mais fácil de entender.
Enfim... Espero ter ajudado! Bons estudos!
Olá, Marcos Antonio, a letra "i" funciona como um contador para ajudar o programa a saber quando deve parar de repetir uma instrução.
Vamos utilizar este trecho de código para exemplificar:
function mostraCarro(){
for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i = i + 1) {
image (imagemCarros[i], xCarros[i], yCarros[i], 50, 40);
}
}Relembrando, neste exemplo:
let i = 0; ---> declaramos a variável "i" (contador) e definimos que ela receberá inicialmente o valor "0" (começará valendo 0).
i < imagemCarros.length; ---> definimos que enquanto o valor do contador (i) for menor que o tamanho do array (quantidade de elementos) da variável "imagemCarros" a função "mostraCarro" deverá ser executada. No nosso exercício, o array contém 6 elementos (a imagem de 6 carros). Assim, enquanto i < 6, as instruções contidas nessa função devem ser repetidas, certo?
i = i + 1 ---> (equivale a i++) definimos que o contador deverá ser incrementado (somado) em uma unidade cada vez que a função "mostraCarro" for executada.
Nesse caso, além de contar o número de vezes que a função será repetida, o "i" também conta a posição do elemento dentro do array que deve ser considerado naquela repetição [i].
Lembrando das variáveis que aparecem neste exemplo (arrays):
let xCarros = [600, 600, 600, 600, 600, 600];
let yCarros = [40, 96, 150, 210, 270, 318];
imagemCarros = [imagemCarro, imagemCarro2, imagemCarro3, imagemCarro, imagemCarro2, imagemCarro3];Agora, podemos criar uma tabela para nos ajudar a entender como acontece o incremento do contador(i), lembrando que estamos trabalhando com o laço de repetição for:
Como vemos, quando o "i" atinge o valor 6, ele torna a condição i < imagemCarros.length (= i < 6) falsa, já que passa ser IGUAL a 6, e a repetição cessa.
Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida. Bons estudos!