1
resposta

Sobre a função Dax IF

Olá, gostaria de saber se conseguem me ajudar com a função IF. Tenho em uma tabela uma coluna com nomes de vendedores A, B, C. Preciso colocar em uma medida de comparação de vendas entre anos 2020 vs 2021 os dados de vendas dos vendedores, com exceção do vendedor C. Gostaria que ficasse assim:

% Venda 2021 vs 2020 = IF([Vendedor] = "C", 0, DIVIDE([Vendas 2021],[Vendas FY20],0)-1)

Porém, a função IF não traz a informação do Vendedor pois é uma coluna de texto de uma tabela. Também estou tentando pela função CALCULATE, filtrando de duas maneiras:

Pela tabela cadastro de clientes: % Venda 2021 vs 2020 = Calculate(DIVIDE([Vendas 2021],[Vendas FY20],0)-1, DCliente[Vendedor] <> "C") Essa fórmula não modifica o gráfico, trazendo dados do vendedor C.

Pela tabela de dados de vendas: % Venda 2021 vs 2020 = Calculate(DIVIDE([Vendas 2021],[Vendas FY20],0)-1, FVendas[Vendedor] <> "C") Essa modifica os dados, trazendo -21% para todos os vendedores.

O que poderia estar errado e existe outro meio de fazer a análise? Obrigada!

1 resposta

Oi Marcela, tudo bem?

Peço desculpas pela demora no retorno.

A sua fórmula não está errada, a única função que ficou faltando para você retirar os valores do vendedor C é a função FILTER, que permite que o cálculo seja ajustado para cada um dos vendedores, fiz um modelo que pode te ajudar:

CALCULATE(
    SUM(FVendas[Vendas 2021])
    /
    SUM(FVendas[Vendas FY20]),
    FILTER(
        FVendas,FVendas[Vendedor] <> "C"
        )
    )

Espero ter ajudado.

Bons estudos!