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Sinto falta de situações práticas e reais. Análises reais. Autocorrelação serve pra que?

Sinto falta de situações práticas e reais, análises reais, comentários mais aprofundados e férteis. Por exemplo, o instrutor fala diversas vezes que agora temos um gráfico mais interessante, mas não diz o porquê dele ser mais interessante. Quais os insights de negócios que se pode observar por trás (ou mesmo pela frente) das análises? O que os diferentes gráficos significam, além do óbvio? O óbvio está na cara de qualquer um. Quero saber o que não é óbvio. Nos gráficos de vendas, em que o instrutor menciona uma tendência de aumento das vendas, o aumento é óbvio, mas as curvas de crescimento, são menos óbvias. A curva de aceleração do crescimento demonstrando uma freiada, poderia resultar em uma análise mais aprofundada. Outro exemplo, a autocorrelação forte e positiva de uma váriável indica o quê? Em termos práticos, por favor. Não adianta saber que a variável se correlaciona fortemente com ela mesma. Isso, em si, não significa nada. E se a autocorrelação for negativa, indica o quê, em termos práticos? Cadê os insights dos casos reais? Fico bem desanimada com esse enfoque de livrinho de matemática do colégio, que o colega Marcelo mencionou em outro tópico. Fica tudo muito sem sabor, e sem emoção. Sendo que a emoção é o que faz a gente aprender.

Se formos apresentar uma análise dessas, qualquer delas, a um executivo de empresa, e dissermos:

  • Ah, aqui aparece uma forte autocorrelação da variável aumento das vendas, com ela mesma! Qualquer executivo ou cliente vai responder:
  • Ok, e daí? O que isso significa em termos práticos? Se respondermos:
  • Bem, isso quer dizer que essa variável se correlaciona fortemente com ela mesma, até abril, e depois a autocorrelação diminui. Nesse caso, o executivo vai continuar perguntando:
  • Tá, e daí? O que isso interessa para o meu negócio? E nós vamos ficar sem respostas, e eles vão continuar perguntando "E dai?", porque a associação com a prática não está acontecendo no curso. Primeiro, os casos são montados artificialmente, com dados criados randômicamente ou com intenção de representar curvas mais ou menos pré-concebidas. São conjuntos de dados fake, que não representam casos reais. Poxa, dava para incrementar muito esses cursos de vocês. Dava pra acrescentar o gostinho da realidade, a riqueza dos casos reais. A mim, não importa muito, o quanto de técnica que o instrutor tem, mas sim o savvy da experiência prática, do pensamento analítico aplicado, das dicas que não se encontra em outros cursos. Esse tipo de coisa é o que faz um curso ser memorável. Aqui não tem.

Fiz questão de relatar meu incômodo para, quem sabe, alertar os gestores dos gaps que estamos sentindo no conteúdo. Sim, estamos, porque já vi diversos comentários e questões com o mesmo gap.

Atenciosamente