2
respostas

Setando caminhos diferentes para execução de scripts shell

Boa tarde pessoal, sou iniciante em SHELL

Estou criando alguns scripts SHELL para facilitar meu trabalho diário.

Então eu tenho meu .bash_aliases, observem que para o mesmo script trabalhar em mais de uma maquina com estrutura de pastas diferentes eu faço essa configuração de caminhos antes:

########## CAMIMHOS DE ACORDO COM O USERS ##########
usuario=$USER
case $usuario in
          root|nomemaquina1)
            caminho=/home/nomemaquina1/Projetos
            #echo $caminho
            ;;
          nomemaquina2)
            caminho=/Users/nomemaquina2/desktop/docker
            #echo $caminho
            ;;
esac
########## DOCKER ##########
alias irun='sudo bash "$caminho"/scripts/start-containers.sh'

Com isso a hora que eu executar $ irun vai executar meu script.

Até ai tudo bem, tudo funcionando, mas o problema que peço ajuda é para resolver a seguinte questão:

Todo script que eu criar eu preciso também usar essa variável $caminho, uma solução que eu achei foi passar esse código que determina o caminho de acordo com o usuário, mas isso não me parece certo pois em cada script eu preciso replicar o mesmo código. Para evitar ficar replicando o mesmo código eu pensei em colocar esse código dos caminhos em um arquivo chamado congif.sh:

######## DEFININDO OS CAMINHOS DE ACORDO COM O USER ########
usuario=$USER
case $usuario in
          root|nomemaquina1)
            caminho=/home/nomemaquina1/Projetos
            #echo $caminho
            ;;
          nomemaquina2)
            caminho=/Users/nomemaquina2/desktop/docker
            #echo $caminho
            ;;
esac

Depois chamar esse arquivo usando assim:

source config.sh

Porém eu esbarro no mesmo problema, em cada maquina o caminho para chegar nesse arquivo é diferente então eu preciso da variável $caminho para montar:

source "$caminho"/scripts/config.sh