3
respostas

seria uma boa estratégia deixar que o "cliente" diga o prazo

Seria uma boa estratégia perguntar qual a expectativa do cliente sobre o prazo adequado para ele e neste momento dizer, que vc vai avaliar com a equipe, se neste prazo temos condição de entregar o produto com a qualidade com que o cliente merece e dar uma resposta, por e-mail, até tal data. Será que Luiza, responsável pela área, num teria que ter um ideia precisa do processo?

3 respostas

William, tudo bom?

Por experiência, seja o mais transparente possível com cliente. Já trabalhei em lugares onde o comercial vendeu diversos projetos com prazos curtos de entrega para ganhar a conta do cliente. Resultado, as equipes não conseguiram cumprir os prazos e vários projetos foram abandonados com prejuízo.

O cliente tem uma expectativa sim, e ele tem todo o direito de ter. Às vezes é até uma questão de oportunidade que ele precisa pegar rapidamente. Nós precisamos ser transparentes com ele e usar todo nosso conhecimento para adequar o que é possível com o que é desejado.

A abordagem Ágil trabalha bem com isso. Identificando as entregas de maior valor e priorizando a sua execução, dando assim ao cliente algo funcional de forma mais rápida. Talvez não o projeto dele seja entregue rapidamente, mas sim aquilo que mais vai gerar retorno.

O cliente ter expectativas não torna o prazo factível de ser executado. Nossa obrigação é de entregar o melhor resultado no menor tempo possível. Se não for suficiente para o cliente, infelizmente não terá projeto.

Só quem criou o tópico é que pode fechá-lo?