Olá Daniel, tudo bem.
Acho que é bem isso que eu falei mesmo. Não senti o seu vídeo travando, achei ele bem fluido na verdade.
O que iria se diferenciar aqui neste caso seria principalmente o BLUR.
Quando você trabalha com FPS baixo, mais a sensação de desfoque é forte e a quantidade de quadros é menor, no seu caso como é muito movimento e bem rápido este desfoque é muito perceptível, e ainda mais por ser uma animação relativamente curta ela passa muito rápido devido a quantidade de quadros ser menor
No seu caso em especial se deixasse em 60 FPS o efeito de blur seria bem menor e veriamos mais detalhes durante a transição, como o gaveta fala em aula é bem mais estético neste caso, eu gostei do seu resultado, acho que em 60 FPS ia perder um pouco este tom de velocidade, perder o movimento.
Respondendo sua pergunta de como o gaveta faz para ficar em 23.9 de forma fluida, ele pensa no take antes, ou seja, ela usa vídeos que não possuem muito movimento e que o FPS não vá alterar esta percepção de movimento entende. Não é só definir o FPS que afeta a fluidez, o próprio take também influencia.
Se você deixar a sua composição com um tempo mais longo essa sensação de fluidez vai aumentar, mesmo com 23.9 FPS.
Mas é realmente uma questão estética, todo o planejamento influencia no resultado, desde a filmagem e tempo em tela até o FPS a ser usado ^^
Mas eu curti o seu resultado, algo em específico te incomoda?