Oi, Fernando, tudo bem?
Desculpe a demora em te responder!
Fico feliz em saber que você gostou de aprender as informações apresentadas nesta atividade, e que as fórmulas de datas estão sendo úteis seus projetos.
Com relação a sua dúvida, podemos criar uma coluna dentro da tabela que traz as informações de qual trimestre, bimestre ou semestre estamos falando para cada uma das datas. O código ficaria assim:
Tabela Calendário =
ADDCOLUMNS(
CALENDARAUTO(),
"Dia num", DAY([Date]),
"Bimestre", SWITCH(CEILING(MONTH([Date])/2, 1),
1, "1º Bimestre",
2, "2º Bimestre",
3, "3º Bimestre",
4, "4º Bimestre",
5, "5º Bimestre",
6, "6º Bimestre"
),
"Trimestre", SWITCH(CEILING(MONTH([Date])/3, 1),
1, "1º Trimestre",
2, "2º Trimestre",
3, "3º Trimestre",
4, "4º Trimestre"
),
"Semestre", SWITCH(CEILING(MONTH([Date])/6, 1),
1, "1º Semestre",
2, "2º Semestre"
)
)
Para realizar o código acima utilizamos a função CEILING
que arredonda um número para cima, para o inteiro mais próximo ou para o múltiplo de significância mais próximo e a função SWITCH
que avalia uma expressão em relação a uma lista de valores e retorna uma das várias expressões de resultado possíveis, neste caso retornando os valores em bimestre, trimestre e semestre.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.
Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!