Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

semântica do HTML

O Flávio usa duas <section>s dentro da <header>, existe alguma referência embasando essa estrutura semântica?

Num caso como este, eu colocaria as informações do evento e o CTA numa única <section>, ou até mesmo os deixaria soltos pois já estão dentro da <header> e sempre entendi que a <header> nada mais é do que uma <section> que é cabeçalho.

EDIT 1

Concordo que especificar as tags por valor semântico é melhor, entretanto, ao pensar em semântica, penso em SEO e no impacto positivo que um código mais semântico pode me trazer.

Me acompanhe aqui: - HTML tradicional, usando classes como .header e .footer para definir a semântica dos elementos dificultava a interpretação do código por buscadores; - HTML5 trouxe tags semânticas para que os buscadores possam interpretar melhor os sites; - Sites mais semânticos são interpretados com mais facilidade e o indexamento nos buscadores (deveria) acaba sendo melhor, trazendo benefícios em SEO; - Estes benefícios vem porque buscadores podem interpretar melhor o conteúdo do site.

Logo, se cada um escreve HTML, mesmo que seja semântico, da forma que achar melhor, voltamos ao problema inicial: Os buscadores não entendem o que aquele conteúdo significa.

Portanto, é necessário entender EXATAMENTE qual é a utilidade semântica de cada tag, para que possamos usa-las somente nos momentos corretos.

Caso minha dúvida ainda não esteja clara....

  • Usamos <header>para cabeçalhos;
  • Usamos <footer>para rodapés;
  • Usamos <aside>para conteúdo paralelo;
  • Usamos <main>para o conteúdo principal.

O que quero entender é: quando devemos usar <section>?

De acordo com a W3S, o uso deve ser o seguinte:

Por isso meu espanto ao ver <section>s dentro de um <header>.

4 respostas

No html tudo é apenas marcação você poderia até usar uma div para fazer a mesma função do header a questão é que fica mais semântico as tags especificas pra cada coisa

Boa noite Mauricio,

Concordo que especificar as tags por valor semântico é melhor, entretanto, ao pensar em semântica, penso em SEO e no impacto positivo que um código mais semântico pode me trazer.

Me acompanhe aqui: - HTML tradicional, usando classes como .header e .footer para definir a semântica dos elementos dificultava a interpretação do código por buscadores; - HTML5 trouxe tags semânticas para que os buscadores possam interpretar melhor os sites; - Sites mais semânticos são interpretados com mais facilidade e o indexamento nos buscadores (deveria) acaba sendo melhor, trazendo benefícios em SEO; - Estes benefícios vem porque buscadores podem interpretar melhor o conteúdo do site.

Logo, se cada um escreve HTML, mesmo que seja semântico, da forma que achar melhor, voltamos ao problema inicial: Os buscadores não entendem o que aquele conteúdo significa.

Portanto, é necessário entender EXATAMENTE qual é a utilidade semântica de cada tag, para que possamos usa-las somente nos momentos corretos.

Caso minha dúvida ainda não esteja clara....

  • Usamos <header>para cabeçalhos;
  • Usamos <footer>para rodapés;
  • Usamos <aside>para conteúdo paralelo;
  • Usamos <main>para o conteúdo principal.

O que quero entender é: quando devemos usar <section>?

De acordo com a W3S, o uso deve ser o seguinte:

Por isso meu espanto ao ver <section>s dentro de um <header>.

Boa Lucas, realmente você tem razão.

solução!

Eae Lucas,também estranhei o uso da tag section no header. Mas fui pesquisar e faz sentido. Segundo a definição no site da Mozilla Developers, uma section representa uma seção genérica da página HTML. Os conteúdos permitidos para esta tag são os conteúdos de fluxo, h1 e âncora estão dentro desse grupo. A tag header representa um container de introdução da página ou de navegação e pode ser particionada com a tag section.

Basicamente, o que o Flávio fez foi criar seções dentro do header.

Para saber mais: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element/section

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTML/Element/header

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software