Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Selecionando a planilha por macro

Olá professor, fiquei com dúvida em uma coisa que pensei. Por exemplo, se eu gravo uma macro para ir numa planilha e coloco o código "sheets.("Dashboards").select", e o usuário muda o nome da planilha, o código vai perder a referencia, e ele pode reclamar. Eu consigo fazer de uma maneira que impeço isso de acontecer? Teria como usar uma outra referencia que mesmo usuário mudando, não vai ter efeitos? Obrigado.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas
solução!

Fala Leonardo, tudo bem?

Você pode fazer algumas coisas:

1-A forma mais simples é usar a posição da planilha: sheets(1).select (neste caso teremos problemas se ele alterar a posição da planilha na pasta de trabalho).

2-A segunda opção seria ter uma regra de nomenclatura e usar essa regra para acessar a planilha, mesmo que fosse apenas um pedaço do nome.

Por fim, uma outra opção seria ter alguma identificação em alguma célula das planilhas, e percorrer as planilhas atrás dessa identificação antes de escolher qual deve ser selecionada.

Mas tenha em mente que usar VBA pode exigir que o usuário siga algumas regras para que a planilha funcione, uma delas pode ser "Não mude o nome das planilhas" ;)

Abraços!

Obrigado, professor! Valeu mesmo.

No lugar de: sheets.("Dashboards").select Use: planilha1.select

Não sei se a planilha de referência é a planilha1, é apenas um exemplo caso esteja assim no ambiente de desenvolvimento: planilha1(Dashboards) Desta forma não precisa se preocupar com os nomes externos das planilhas.