Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Selecionando a planilha por macro

Olá professor, fiquei com dúvida em uma coisa que pensei. Por exemplo, se eu gravo uma macro para ir numa planilha e coloco o código "sheets.("Dashboards").select", e o usuário muda o nome da planilha, o código vai perder a referencia, e ele pode reclamar. Eu consigo fazer de uma maneira que impeço isso de acontecer? Teria como usar uma outra referencia que mesmo usuário mudando, não vai ter efeitos? Obrigado.

3 respostas
solução!

Fala Leonardo, tudo bem?

Você pode fazer algumas coisas:

1-A forma mais simples é usar a posição da planilha: sheets(1).select (neste caso teremos problemas se ele alterar a posição da planilha na pasta de trabalho).

2-A segunda opção seria ter uma regra de nomenclatura e usar essa regra para acessar a planilha, mesmo que fosse apenas um pedaço do nome.

Por fim, uma outra opção seria ter alguma identificação em alguma célula das planilhas, e percorrer as planilhas atrás dessa identificação antes de escolher qual deve ser selecionada.

Mas tenha em mente que usar VBA pode exigir que o usuário siga algumas regras para que a planilha funcione, uma delas pode ser "Não mude o nome das planilhas" ;)

Abraços!

Obrigado, professor! Valeu mesmo.

No lugar de: sheets.("Dashboards").select Use: planilha1.select

Não sei se a planilha de referência é a planilha1, é apenas um exemplo caso esteja assim no ambiente de desenvolvimento: planilha1(Dashboards) Desta forma não precisa se preocupar com os nomes externos das planilhas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software