4
respostas

Segurança de Dados

pessoal vcs acham que é seguro manter os dados recebidos de uma aplicação em uma pasta local no disco criado pelo volume ? Geralmente os SGBDs criam toda uma estrutura segura capaz de manter os dados disponíveis ou restaurados com segurança.Esse arquivo criado no mapeamento vcs acham seguro para aplicação coorporativa?

4 respostas

Oi kjmn28, tudo bem?

Pelo o que eu entendi da sua dúvida você quer saber se faz sentido, em questões de segurança, realizar um processo de mapeamento para a persistência de dados entre um container e a máquina local que fez a chamada.

De fato essa é uma dúvida bem interessante, afinal, se o container mover, não conheço uma forma a qual seja realizada algum comportamento que garanta a execução do processo de restauração ou algo do gênero com o intuito de manter a integridade... Eu não tenho muita experiência nesse assunto de segurança...

Entretanto, posso citar um caso de uso que vi utilizando essa abordagem, que é justamente fazer com que a aplicação permita criar diversas instâncias (containers) de um banco de dados relacional mapeando para o mesmo diretório.

A vantagem em utilizar esse tipo de abordagem é justamente realizar um tipo de "escalonamento horizontal", ou seja, se um dos containers forem destruídos, os demais ainda ficam funcionando e a aplicação se mantém de pé. Entretanto, para um ambiente desse gênero, exige uma certa complexidade no código da aplicação...

Mas ainda sim existe esse detalhe que mencionou caso o container que esteja executando as operações seja morto no meio do caminho.