Fala galera tudo bem?
Estou quebrando a cabeça com isso há alguns dias! E preciso muito de uma ajuda de vocês!
É o seguinte, tenho uma planilha com valores que é adicionado diariamente e preciso somar os valores comparando com uma data anterior.
Mas quando utilizo a segmentação de dados, ela não funciona. Segue os detalhes...
Tenho está fórmula que retornar o último dia do relatório:
DiaMax = LASTDATE(Base[DataOperacao])
Porém, faço comparações de Safra. Para quem não sabe a safra começa no mês de Julho do ano atual e termina no mês de Junho do ano seguinte.
Eu estou comparando o somatório dos mêses de Julho/2020 e Agosto/2020 (Safra 20/21) com Julho/2019 e Agosto/2019 (Safra 19/20).
Por este motivo uso o DiaMax com a fórmula abaixo para separar os dias das Safras conforme o último dia adicionado com o relatório.
`UltDiaSafra19/20 = EDATE([DiaMax], (YEAR(TODAY()) - YEAR("2019-01-01")) * (-12))
Ou seja, estou pegando o último dia e apenas modificando o ano para o qual eu quero. Eu pego o (ano atual - 2019) * (-12) o que dará -12.
Porém meu problema está exatamente nesse UltDiaSafra, que por algum motivo quando eu uso a fórmula de soma ele não reconhece o UltDiaSafra19/20 como uma data.
Segue a fórmula de soma:
Soma Liberação Período Safra 19/20 = CALCULATE([SomaLiberacao],FILTER(Base,Base[DataOperacao] >= DATE(2019,07,01)),FILTER(Base,Base[DataOperacao] <= DATEVALUE([UltDiaSafra19/20])))
Eu sei que o erro é nesse UltDia Safra19/20 pois quando substituo o UltDiaSafra19/20 por DATE=(2019,08,07)
ele funciona corretamente.
Eu já estou perdido nisso.... As datas vem da mesma tabela.... Não sei o que está acontecendo...
Eu usei o DATESBETWEEN()
e nada...
Alguém pode me dar um help?