Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Secrets Docker

Boa noite, pra mim nao ficou muito claro o secrets. Por exemplo quando cria um secret por exemplo um arquivo como no video, somente o node associado consegue acessar o secret... Qual seria a diferenca pra caso eu dentro de um node criasse um volume com um arquivo contendo dados como por exemplo igual ao video 1234?

Nao entendi direito a utilidade ;/

Poderiam me ajudar por favor?

2 respostas
solução!

Oi Vittoria, bom dia. Tudo bem?

Os secrets funcionam da seguinte maneira: quando criamos um secret (só podemos criá-los a partir de nós managers) ele é armazenado nos logs do RAFT, que são criptografados por padrão.

Dessa maneira, quando criamos services para nossos workers, podemos definir de maneira centralizada as informações que queremos passar.

Pense numa senha por exemplo. Eu crio um secret chamado senha_banco e a partir de agora, posso definir quais services terão acesso aos dados do secret (sempre trafegando os dados de maneira criptografada). Quando o service for parado, o secret também será removido dele. Nem mesmo quaisquer outros services que estejam em execução no mesmo nó saberão desse secret.

Se optássemos pela abordagem de um volume, teríamos que fazer isso individualmente para cada nó (as informações não estariam mais centralizadas como em um secret), além do fato de termos a preocupação da informação estar armazenada de maneira não criptografa, precisaremos também remover manualmente as informações depois da execução do nosso service.

Ahhh agora entendi!! Obrigada Daniel pela explicação, ficou muito mais claro : )

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software