Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Revisando Lógica de Prog I. Function e Var

Utilizando var

var pulaLinha = document.write("<br>");

Utilizando function

function pulaLinha() {
    document.write("<br>")
}

Ambos, quando colocados em prática, detém o mesmo resultado. Entendo que nesta aula, o professor usou como exemplo, apenas para elucidar as formas de usar o function, e suas respectivas características. Porém gostaria de saber se, embora o resultado seja o mesmo, exista algum erro, tanto sobre convenções, quanto erros lógicos em utilizar uma variável para isso.

Grata.

:)

3 respostas

Uma correção:

var pulaLinha = document.write("<br>");
// pula a linha e retorna nada para a variável pulaLinha que não armazenada nada, inclusive você não poderá chamar `pulaLinha()` outras vezes.

Deve ser:

// mas eu só mostro isso no curso de lógica de programação 2, não no primeiro curso.
var pulaLinha = function () { 
  document.write("<br>");
};

Essa forma tem o mesmo resultado de:

function pulaLinha () {
    document.write("<br>");
}

Porém, quando você avançar e estudar a linguagem JavaScript, verá que há algumas pegadinhas quando se usa uma ou outra forma.

solução!

Boa tarde Clara, então, eu costumo usar variável para armazenar dados apenas, e não executar uma ação ou uma tarefa. Quando você for pensar em algo para realizar algum procedimento/tarefa/ação é recomendado que você utilize funções ou métodos (métodos basicamente são função que pertencem a uma classe).

Nesse caso, eu diria que utilizar função seria o mais adequado.

Espero tê-lo ajudada, qualquer dúvida sobre o que eu disse, só comentar por aqui mesmo que eu respondo. Tenha uma boa tarde.

Entendi, gente. Muito obrigada :))

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software