Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

RETURNS

Devo ter me perdido no meio da explicação. Minha dúvida é simples, o RETURNS que você declara no fim da linha de criação da função especifica o retorno do que necessariamente? Gostaria de entender melhor isso para não declarar o tipo errado na hora de construir as funções.

1 resposta
solução!

Olá Rafael, tudo bem? O RETURNS, no caso o primeiro RETURNS (com o "S" no final da palavra) que é declarado logo após o CREATE FUNCTION <NOME DA FUNÇÃO> (<PARÂMETROS DE ENTRADA>), é o tipo de retorno que essa função tem, qual a forma do retorno, se a função vai retornar uma INT, FLOAT, BOOLEAN, DOUBLE, e entre vários outros tipos que existem, esse RETURNS é simplesmente para indicar qual será o tipo da variável que será retornada para quem executar a função.

Já o RETURN (sem o "S" no final) que vem logo depois do corpo da função é utilizado para realmente retonar, enviar o valor da variável para quem chamou a respectiva função!

Dá uma olhada na estrutura de uma função no SQL Server:

CREATE FUNCTION <NOME DA FUNÇÃO> (<PARÂMETROS DE ENTRADA>)
RETURNS <TIPO DE RETORNO>
AS 
BEGIN
-- CORPO DA FUNÇÃO
RETURN <VARIÁVEL DE RETORNO>
END

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software