Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

retornar também um System.out.println no método saca

Achei esse codigo na internet, gostaria de saber como que funcion, pois esse método está recebendo um int, no curso o atributo Saldo está como double. gostaria de saber se mesmo sendo double eu consigo retornar uma mensagem junto com o método.

public void saca(int valor) { if (valor > saldo+limite) { System.out.println("Não é possível debitar por insuficiência de limite."); } else { if (valor > saldo) { limite = valor - saldo; // ta errado aqui valor -= limite; // ta errado aqui saldo -= valor; // ta errado aqui System.out.println("Saldo: " + saldo + "\tLimite: " + limite); } else { System.out.println("Saldo: " + saldo + "\tLimite: " + limite); saldo -= valor; } }

Desde já obrigado.

8 respostas

Fala Rafael, tranquilo?

Então, você consegue retornar uma mensagem sim independente do tipo que está recebendo como parâmetro na sua função. O tipo que recebe e o tipo que retorna são independentes.

Show, vou procurar aqui como eu coloca em um método boolean.

Fala Rafael, sua dúvida foi solucionada?

Fala Rafael!

Caso sua dúvida tenha sido solucionada, não esqueça de marcar a resposta que te ajudou como "Solução" !

Dessa forma ajudamos os outros alunos que possam ter as mesmas dúvidas!

Abraços e sucesso!

solução!

Olá Rafael,

não entendi direito sua pergunta : "...esse método está recebendo um int, no curso o atributo Saldo está como double. gostaria de saber se mesmo sendo double eu consigo retornar uma mensagem junto com o método.", mas vou tentar te ajudar.

O método do jeito que está exibirá uma mensagem no console(por um dos System.out.println), caso a condição do if, que contenha algum "System.out.println", seja atendida.

Porém este método não possui retorno (pois está como "public void saca...") . Caso deseje retornar no método você poderia torná-lo "public String saca..." para retornar uma mensagem no método ou, se sua intenção é apenas retornar uma mensagem de Exceção, você pode adicionar o "throws Exception" em sua classe ou método e inserir o famoso "try/catch" e retornar uma Exceção( como por exemplo: "throw new Exception("Não é possível debitar por insuficiência de limite.");

Senão te ajudei, esclarece ai que farei o possível pra te ajudar.

Abraço!

Desculpa se não escrevi a pergunta certo, sou novato kk, minha duvida era deixar a mensagem para o usuario dentro do método e não na classe TestaMetodo. Entendi mais ou menos com as respostas acima, agora vou procurar tentar fazer tudo no método. Obrigado a todos.

Opa Rafael, que bom que conseguimos te ajudar!

Posso fechar o tópico?

Pode sim, obrigado