Olá, tudo bem?
Aqui está o resumo sobre o Teste de Usabilidade.
Aqui falarei o que eu aprendi sobre o assunto, caso houver algum equívoco, podem me corrigir, ficarei muito grato!
O que é Teste de Usabilidade?
O Teste de Usabilidade é um método de pesquisa que tem como objetivo avaliar a facilidade de uso de um produto digital, ou seja, o teste é aplicado para avaliar a usabilidade do produto.
Esse teste avalia a facilidade de uso e o desempenho dos elementos da interface do produto como, textos, botões, links, CTAs e entre outros.
O Teste de Usabilidade avalia a usabilidade do produto levando em consideração aspectos como:
Quanto tempo o usuário leva para concluir uma tarefa na interface;
Quantos usuários conseguem concluir uma tarefa na interface;
Depois de ter interagido com o produto, o usuário se lembra de informações importantes dessa interação? Por exemplo, como ele conseguiu concluir uma tarefa e quais foram as etapas que ele seguiu para a conclusão da tarefa?
Nível de satisfação dos usuários e entre outros.
Como funciona?
Geralmente, o Teste de Usabilidade é aplicado durante o desenvolvimento do produto, ou seja, o teste é aplicado antes do lançamento do produto.
Geralmente porque, o teste também pode ser aplicado depois que o produto foi lançado no mercado, porém, se você deixar para aplicar o teste apenas após o lançamento, caso seja necessário fazer correções no produto, os custos e os esforços serão maiores.
O Teste de Usabilidade não é aplicado com profissionais e sim com usuários.
O teste é aplicado com usuários reais usando o produto, ou seja, nesse teste os profissionais avaliam a usabilidade do produto enquanto os usuários usam esse produto, para obter informações do desempenho do produto por meio dessa interação, como erros e falhas.
Essa interação é importante, pois permite que os profissionais encontrem problemas que passariam despercebidos sem esse teste.
Vamos entender mais a fundo como esse processo funciona.
O usuário é convidado para participar do teste e usar o produto que ainda não foi lançado, quando o usuário chegar no local do teste, um profissional da equipe (o moderador) dará orientações ao usuário sobre como vai funcionar e quais as tarefas que o usuário deverá fazer no produto, em seguida, outro profissional da equipe (observador) ficará observando a interação e coletando dados.
Com base nos dados coletados, os profissionais poderão planejar as correções no produto caso necessário.
O teste é aplicado com pessoas que representam o público-alvo do produto ou a persona da sua marca.
Importante!
É importante deixar claro ao usuário que, o que está sendo testado é o produto e não o usuário e que o objetivo não é testar a capacidade do usuário de usar o produto e sim, que o objetivo é avaliar a usabilidade do produto, para que o usuário se sinta mais confortável durante o teste.
O teste pode ser aplicado presencialmente e online.
Quando aplicar?
Se a sua preocupação é garantir que o seu produto obtenha bons resultados após o lançamento como: aumento da taxa conversão e menor taxa de rejeição sem custos muito altos e sem a necessidade de correções futuras para alcançar esses resultados, esse é o momento ideal para aplicar o teste.
O teste pode ser aplicado em qualquer etapa do desenvolvimento do produto, desde a prototipagem até a versão final, porém, a etapa ideal para aplicar o teste vai depender do objetivo do seu projeto.
Vantagens de aplicar o Teste de Usabilidade
Identificação de problemas e dificuldades Uma das vantagens do Teste de Usabilidade é a identificação de problemas e dificuldades, ou seja, o teste permite identificar problemas no produto e pontos da interface onde os usuários enfrentam dificuldades;
Melhoria na usabilidade A melhoria na usabilidade é outra vantagem desse teste, isso porque, se você identificou problemas e pontos onde o usuário enfrenta dificuldades na interface, você poderá fazer as correções necessárias na interface, assim, melhorando a usabilidade do produto;
Redução de custos e de trabalho adicional Outra vantagem desse teste é a redução de custos e de trabalho adicional, isso porque, se você identificou problemas no produto durante o desenvolvimento, você poderá já fazer as correções no produto, assim, eliminando a necessidade de fazer correções depois do lançamento e consequentemente, reduzindo os custos e o trabalho adicional.
Envolvidos no teste
Os envolvidos no teste são:
Moderador A pessoa que vai dar orientações ao usuário sobre o teste.
Observador O observador geralmente é um designer envolvido no projeto, ele é responsável por observar a interação e coletar os dados.
Usuário.