2
respostas

Restrição de exclusividade violada?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

No recorte acima, vemos dois casos (preto e vermelho) de combinações distintas ((a1,b2) e (a2,b2)) e ((c2,d2) e (c2,d3)) relacionados a um único valor (c2 e b2, respectivamente). Como posso estabelecer Dependência Funcional se, a partir de tuplas distintas em (A,B - preto) e (C,D - vermelho), chego a um único valor em C e B, respectivamente? Isso não viola a restrição de exclusividade? No caso abaixo, podemos dizer que [Nome,CPF] --> RG?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

No caso [A,B] -> D, eu consigo entender a dependência funcional já que, para cada combinação de A com B, temos um D diferente, ou seja, um D exclusivo para cada diferente combinação A,B. Nos exemplos [A,B] -> C e [C,D] -> B, essa lógica não é obedecida, ou seja, combinações diferentes (A,B - preto) e (C,D - vermelho) estão relacionadas a um mesmo C e B, respectivamente.

Oi, Lucas! Como você está?

Perdão por demorar a te dar um retorno.

Você está correto, houve um equívoco na relação [A, B] --> C e também na [C, D] --> B, pois elas remetem a um resultado igual mesmo com valores diferentes em algumas tuplas.

No exemplo em que você trouxe, a relação de [Nome, CPF] --> RG também possui um equívoco, pois os campos de Nome e do RG estão se repetindo, portanto, não há a exclusividade necessária para acontecer a dependência funcional.

Obrigada pelo feedback, esse retorno por vocês é importante para melhorarmos o conteúdo da plataforma.

Inclusive, já possuímos um novo curso sobre normalização. Se você tiver interesse, este é o link:

Se outra dúvida surgir, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software