Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Responsabilidade do Scrum Master

Frederico como você mencionou no vídeo não é uma boa prática que o Scrum Master seja também um desenvolvedor do time de desenvolvimento, porém no curso da Cecília ela disse que o Scrum Master também pode ser um desenvolvedor, ou seja, acumular os dois papéis. Pra ser bem prático cada hora uma pessoa tem me dado um visão diferente sobre esse aspecto. Eu concordo com você que o Scrum Master não deve acumular os dois papéis pois vivo isso na prática e no final acaba acontecendo que fico mais responsável com que as reuniões aconteçam do que ser um dissiminador das boas práticas e extração de métricas e tudo mais. Diante disso não estou tendo força suficiente pra convencer meus superiores que devo deixar o papel de desenvolvedor e assumir o papel efetivo de Scrum Master e sei que isso acontece muito pelas empresas afora. Você tem alguma dica pra ajudar nessa questão?

1 resposta
solução!

Oi Marcelo,

O Scrum não proíbe que o Scrum Master exerça também o papel de Desenvolvedor. E realmente essa prática é feita em diversas empresas.

O ideal seria evitar essa prática pelos seguintes motivos:

  • O SM deveria estar focado no processo

    Principalmente nas primeiras Sprints, quando ainda não se sabe como o processo de trabalho vai fluir, quais serão as dificuldades e problemas que vão aparecer e como lidar com elas. Por isso a necessidade de atuação maior do SM para entender quais técnicas, ferramentas e abordagens utilizar para moldar um processo adequado para o time, de acordo com as políticas e restrições da organização.

  • O SM deve cuidar dos impedimentos

    Alguns impedimentos que o SM precisar resolver podem ser complexos e demandar bastante tempo durante a Sprint, fazendo com que sobre pouco ou nenhum tempo para atuar como Dev.

Mas, caso não tenha jeito e o Scrum Master precise ser também um Desenvolvedor do time, algumas dicas:

  • Evite que o SM seja um Dev Sênior ou o lider técnico

    Como podem existir impedimentos que tomem bastante tempo do SM, o time vai ficar desfalcado sem um dos Dev`s, ainda mais se for alguém de nível técnico alto. Isso pode até impactar no cumprimento da meta da Sprint.

  • SM que é também Dev não deveria pontuar no Planning

    Já que não há garantias que ele vai atuar a maior parte do tempo da Sprint como Dev, não seria justo ele pontuar o esforço durante o Planning.

  • Priorizar atividades de SM

    Lembre-se que um time Scrum tem apenas um SM, portanto se surgir alguma tarefa que seja específica de SM, ele deve priorizá-lo em relação às atividades de Dev.

Acredito também que depois de um certo tempo(umas 6 Sprints...) o time já estará mais "estável", precisando cada vez menos do SM, e com isso ele possa começar a ter mais disponiblidade para atuar como Dev.

Enfim, esse é um assunto complicado e que gera várias discussões.

Espero que tenha te ajudado :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software