A resolução dada para o problema do tópico 03.10 Acertando o alvo, está incorreta, pois considera o centro do alvo quadrado. Para ter uma resolução mais correta é necessário utilizar Pitágoras. Com o conhecimento adquirido até agora, eu fiz uma comparação do tipo x² + y² <= raio² que vai considerar apenas os pontos dentro do circulo. Para deixar a resolução genérica e poder alterar facilmente os valores do centro do alvo, do raio e da largura das faixas do alvo, eu criei essas variáveis no início do programa.
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10; // define o raio
var centroX = 300; // define o centro no eixo X
var centroY = 200; // define o centro no eixo Y
var largura = 10; // define a largura das faixas do alvo
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
desenhaCirculo(centroX, centroY, raio + 2 * largura, 'red'); // maior círculo
desenhaCirculo(centroX, centroY, raio + largura, 'white');
desenhaCirculo(centroX, centroY, raio, 'red'); // menor circulo
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((((x-centroX)*(x-centroX)) + ((y-centroY)*(y-centroY))) <= (raio*raio)) { // PITÁGORAS
alert('Você ACERTOU !!!!!');
}
else {
alert('Você ERROU !!!!!');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>