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Resolução genérica para o problema do alvo

A resolução dada para o problema do tópico 03.10 Acertando o alvo, está incorreta, pois considera o centro do alvo quadrado. Para ter uma resolução mais correta é necessário utilizar Pitágoras. Com o conhecimento adquirido até agora, eu fiz uma comparação do tipo x² + y² <= raio² que vai considerar apenas os pontos dentro do circulo. Para deixar a resolução genérica e poder alterar facilmente os valores do centro do alvo, do raio e da largura das faixas do alvo, eu criei essas variáveis no início do programa.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10; // define o raio
    var centroX = 300; // define o centro no eixo X
    var centroY = 200; // define o centro no eixo Y
    var largura = 10; // define a largura das faixas do alvo

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    desenhaCirculo(centroX, centroY, raio + 2 * largura, 'red'); // maior círculo
    desenhaCirculo(centroX, centroY, raio + largura, 'white');
    desenhaCirculo(centroX, centroY, raio, 'red'); // menor circulo

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        if((((x-centroX)*(x-centroX)) + ((y-centroY)*(y-centroY))) <= (raio*raio)) { // PITÁGORAS
            alert('Você ACERTOU !!!!!');
        }
        else {
            alert('Você ERROU !!!!!');
        }
    }

    tela.onclick = dispara;

</script>
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Fala, Élcio! Tudo bem contigo?

Muito obrigado por compartilhar conosco!

Perfeito sua estrutura!

Tenho certeza que vai dar uma outra visão para a comunidade!

Qualquer dúvida que surgir, nos procure

Um abraço e bons estudos!!