Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Resolução dos Exercícos

# Imprima a frase: Python na Escola de Programação da Alura.

print('Python na escola de Programação da ALura.')

# Imprima a frase: Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos em que nome e idade precisam ser valores armazenados em variáveis.

nome = input('Digite seu nome: ')
idade = input('Digite sua idade: ')
print (f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos.')

# Imprima a palavra: ‘ALURA’ de modo que cada letra fique em uma linha

print('A')
print('L')
print('U')
print('R')
print('A')

# Imprima a frase: O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado} em que o valor de pi precisa ser 
#armazenado em uma variável e arredondado para apenas duas casas decimais. 

pi = round(3.14159, 2)
print(f'O valor arredondado de pi é {pi}.')

Aceito dicas de como deixar os As do exercício 3 vermelhos.

1 resposta
solução!

Olá Amanda, tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar seu modo de resolução com a comunidade Alura.

Para deixar os 'A's do exercício 3 em vermelho, temos algumas opções. Mas, é importante ressaltar que nem todos os terminais suportam cores, então é bom testar no seu ambiente específico. Vou citar duas opções e você escolhe a que for mais simples e útil para você e também, deixo a seguir um GIF com o resultado que obteremos:

Gif com o resultado da execução do código, colorindo os A's da palavra "Amanda"

Primeira opção: Mudar a cor usando códigos de escape ANSI

print('\033[91mA\033[0m')
print('L')
print('U')
print('R')
print('\033[91mA\033[0m')

Neste código, \033[91m é o código que inicia a cor vermelha e \033[0m reseta a formatação para o padrão do terminal. Assim, apenas os 'A's aparecerão em vermelho e as outras letras permanecerão na cor padrão do terminal. O benefício desta opção é que não é necessário nenhuma instalação adicional.

Segunda opção: Usando uma biblioteca Externa

Para que o código a seguir funcione, você precisa instalar a biblioteca Colorama, que facilita o uso de cores no terminal:

pip install colorama
from colorama import init, Fore

init(autoreset=True)

print(Fore.RED + 'A')
print('L')
print('U')
print('R')
print(Fore.RED + 'A')

O benefício dessa opção é que ela oferece uma maneira mais legível e estruturada para adicionar cores, além de ser compatível com diferentes sistemas operacionais. Caso queira saber mais sobre as cores ANSI e também da biblioteca Colorama, indico a leitura deste artigo.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!