1
resposta

Repetições

Fiz uma mistura de tarefas pra entender cada tema. Mas o principal é o uso do While que está bagunçando minha mente, rs! Então sempre que quisermos repetir algo usa-se a regra de criar contadores? Na videoaula sobre o anoCopa não foi usada essa estratégia e logo no exercício foi, poderiam me explicar porque no anoCopa não foi usado isso para repetir os anos? E se a lógica de criar uma variável contador sempre será utilizada desta forma? Segue alguma lógica? Como o programa entende que aquele contador=1 está relacionado a frase em si? Estou tendo muita dificuldade pra entender a lógica do contador e do while.... :( Me desculpem se estou sendo "chata" rs...

var contador = 1; while(contador <= 100) { mostra(contador); contador = contador + 5; }

var contador =1; while(contador<=5){ mostra(person.fullName()); contador=contador+1; }

<meta charset="UTF-8">

<script>

function pulaLinha() {

document.write("<br>");
      document.write("<br>");

}

function mostra(frase) {

document.write(frase);
      pulaLinha();

}

mostra("<h1>olá mundo</h1>");
mostra("Temos aqui meu primeiro programa");

//testando conhecimento de objetos em js.//

var person = {
     firstName: "Isabelle",
     lastName: "Facina",
     fullName: function() {
     return (this.firstName + " " + this.lastName);     
}
}

mostra(person.fullName());

var dataLimite = parseInt(prompt("Entre com a data limite"));
var anoCopa = 1930

//repetir tarefas com while(colocando a condição, o limite do sistema)//

while(anoCopa <= dataLimite) {
      mostra("Teve Copa em " + anoCopa);
      anoCopa  = anoCopa + 4;

}

//não entendi a lógica ainda do contador//

var contador = 1;
    while(contador <= 100) {
    mostra(contador);
    contador = contador + 5; 
    }

var contador =1;
while(contador<=5){
mostra(person.fullName());
contador=contador+1;
}

mostra("FIM");

</script>
1 resposta

Olá, acho que sua dúvida está em relação ao uso do contador certo? Se o contador for usado, mas não for incrementado a cada interação o loop será infinito, já que a condição de término nunca será atingida (isso pode até fazer com que o browser trave, rsrs).