1
resposta

Remover duplicados com condição no Power Query

Olá, tenho uma dúvida sobre remoção de duplicadas. Já entrei em diversos fóruns sobre Power Query mas não encontro soluções. Como faço para remover duplicadas com condição? Por exemplo, eu tenho uma planilha na qual constam informações sobre o pedido de compra. O status desse pedido (que é a informação que me interessa) é alterado conforme a sua evolução da "esteira", porém, meu relatório é acumulativo, eu acumulo informações em TXT extraídas diariamente do sistema e o mesmo pedido aprece diversas vezes, conforme a evolução do seu status, mas eu precisaria apenas da mais recente. Eu tenho uma coluna com a data do lote, que me traria a data mais recente da movimentação de cada pedido. Agrupar não é uma opção, pois já tentei e não deu certo. Alguma sugestão de como posso fazer para manter a base atualizada sempre com a data do lote mais recente e não carregar o legado de informações anteriores que já não interessam mais, visto que o status pedido evoluiu na esteira?

1 resposta

Oi, Jéferson, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Uma solução para remover as duplicatas seria criar uma nova coluna que identifica a linha com a data mais recente para cada pedido e, em seguida, filtrar apenas essas linhas. Para isso, basta seguir o procedimento abaixo:

• No Power Query, vá para a guia "Adicionar Coluna" e clique em "Coluna Personalizada". Na fórmula insira o código para criar uma nova coluna que identifica a linha com a data mais recente para cada pedido. Por exemplo:

if [Data do Lote] = List.Max(Table.SelectRows(#"Passo Anterior", each [Número do Pedido] = [Número do Pedido]))[Data do Lote] then true else false

* Clique na seta ao lado da coluna que você criou no passo anterior e selecione apenas a opção "true" para filtrar as linhas.
* Clique em "Fechar e Carregar" para atualizar sua planilha com os dados limpos e atualizados, contendo apenas as linhas com a data mais recente para cada pedido.

Lembre-se que os códigos acima são apenas exemplos para auxiliar na elaboração do código para o seu projeto. Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

<div style="display: inline-block; padding: 3px 3px; background: #06B9A1; color: white; font-size: 0.8em; font-style: italic; border: 1px dashed #FFF">Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, <strong>marcar como solucionado <span style="color: white;">✓</span></strong>. Bons Estudos!</div>