0
respostas

Relato da Atividade – Modos Focado e Difuso

Nome: Bruno César Souza
Função: Assessor de Tecnologias Educacionais
Data: 07.08.25

Parte 1: Preparação
Tarefa em Modo Focado:
Leitura e envio de e-mails relacionados ao Sistema de Ensino Brincando (organização de demandas, alinhamento com escolas, esclarecimento de dúvidas técnicas e operacionais).

Tarefa em Modo Difuso:
Acompanhamento e participação em uma formação de professores com múltiplas frentes acontecendo simultaneamente (discussões pedagógicas, escuta de experiências, intervenções espontâneas, ajustes de pauta).

Parte 2: Execução
Modo Focado (30 minutos)
Ambiente: Ambiente calmo, sem interrupções, com notificações desligadas.

Técnica: Pomodoro (1 ciclo de 25 min + 5 min de pausa).

Observações:

Consegui manter um alto nível de concentração.

A leitura foi produtiva e consegui responder aos e-mails de forma clara e objetiva.

Notei que ao isolar a tarefa e aplicar foco total, reduzi o tempo gasto e aumentei a qualidade das respostas.

A maior dificuldade foi resistir à vontade de checar notificações externas (WhatsApp e e-mail pessoal), mas com disciplina foi possível manter o foco.

Progresso:

Organizei pendências com três escolas.

Esclareci dúvidas de duas gestões e agendei uma nova reunião de apoio.

Saí com a sensação de missão cumprida.

Modo Difuso (45 minutos)
Ambiente: Formação em grupo com professores, ambiente ativo e fluido.

Postura: Presença aberta, sem tentativas de controlar ou resolver tudo de imediato.

Observações:

Ideias surgiram naturalmente ao escutar relatos de professores.

Notei conexões entre dificuldades de uso do SE Brincando e a necessidade de formação mais afetiva.

O nível de relaxamento foi moderado (não era um ambiente silencioso), mas mentalmente foi leve, fluido.

Após a formação, senti maior clareza sobre como abordar ações futuras com base em escutas reais.

Percepções espontâneas:

Surgiu a ideia de criar pequenos vídeos com dicas práticas para os professores.

Percebi que as formações precisam ser mais dialógicas do que expositivas.