1
resposta

Exercício - Batching

Bom, confesso que a parte mais dificil é não pensar em produtividade apenas para o trabalho, mas em como ser produtivo (e feliz) em uma escala mais ampla, pensando na minha vida como um todo, sem tornar todo momento "útil".

No meu mapeamento semanal eu tenho tentado fazer assim:

07h30 as 08h00 - acordar tranquilo e ter um momento de contemplação
08h00 as 09h00 - me preparar para o dia e tentar comer algo
09h00 as 10h00 - deslocamento para o trabalho
10h00 as 12h30 - trabalho (aqui neste bloco tenho atividades muito diversas e cada dia a agenda se constrói a partir dos projetos e entregas planejadas)
12h30 as 14h00 - almoço e espaço de descanso
14h as 19h30 - trabalho, tb com agenda super intensa, mas geralmente o período das 18h00 as 19h30 priorizo administrar os e-mails que são invenciveis
19h30 as 21h00 - deslocamento de retorno para casa
21h00 as 23h00 - jantar e um pouco de descompressão
23h00 as 00h00 - preparação para dormir

Confesso que vejo essa agenda meio triste em como nossa vid gira em torno do trabalho e para 2026 quero construir espaços de autocuidado físico e espiritual. Eu observo que demais itens se encaixam nessa agenda, como por ex terapia (geralmente no horário do transporte matinal qd trabalho de casa) e outras atividades cuidado espiritual a cada 15 dias no terreiro que frequento, então meio que a minha maior duvida é sobre de fato posso considerar produtividade e eficiência com uma vida que precisa ser útil a todo momento. O que de fato é produtividade nos tempos atuais?

(desculpem se pesei o clima em uma conversa um pouco mais filosófica)

1 resposta

Olá, Evandro, tudo bem?

Primeiramente, não peça desculpas por trazer essa reflexão! Pelo contrário, ela é essencial e enriquece muito o fórum.

Você tocou no "ponto cego" que muita gente ignora: a confusão entre Produtividade e Ocupação.

Tecnicamente, você aplicou o conceito muito bem. Agrupar a "gestão de e-mails invencíveis" das 18h às 19h30 é uma ótima estratégia para evitar que essa tarefa drene sua energia picadinha ao longo do dia inteiro.

É natural sentir isso quando visualizamos o quanto o trabalho ocupa nosso dia. Porém, a ideia da produtividade (e do batching) não é espremer mais tarefas nesses horários para você ser "mais útil". É organizar essas obrigações de forma eficiente justamente para proteger seus momentos de "não fazer nada", sua terapia e seu lado espiritual.

Produtividade nos tempos atuais deve ser vista como a gestão da sua energia, não apenas do seu tempo. Se você usa técnicas para realizar seu trabalho sem se "matar", sobrando energia para prática da fé ou para o simples descanso, então você está sendo produtivo em prol da sua vida, e não apenas do seu CNPJ/CPF.

Para 2026 (e já para agora), tente encarar o descanso não como uma "falha na utilidade", mas como parte da manutenção da sua máquina biológica.

Continue com essa consciência crítica. Ela é o primeiro passo para o equilíbrio.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade