Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Relacionamentos entre três tabelas

Olá Equipe Alura!

Muito obrigado pela excelente formação de Power BI, realmente estou muito feliz com todos os cursos e professores, estou montando meu primeiro dashboard para minha empresa, para trazer métricas do meu setor que é de treinamento da empresa, e me deparei com a seguinte dificuldade:

Estou montando dois cartões, em um deles eu trago a média de conclusão de algumas lojas da minha rede, já no outro eu trago a média das avaliações, eu precisava trazer os dois cartões juntos, porém trazer os meses, que pensei em fazê-lo segmentado para que a gestão possa navegar entre os meses.

Porém não estou conseguindo fazer o relacionamento entre as três tabelas, existe alguma forma de eu mudar o mês, e o dashboard através do cartões acompanhar as métricas juntas?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá Matheus, tudo bem com você?

Para criar um filtro de meses que afete simultaneamente os cartões de média de conclusão e média das avaliações é importante que ambas as tabelas Procv Conclusão e Avaliações estejam relacionadas com a tabela Calendário pela coluna de data (mês, neste caso). Isso permitirá que, ao selecionar um mês específico no filtro, os dados nos cartões sejam filtrados de acordo com a seleção.

De acordo com as imagens que você compartilhou as tabelas parecem estar relacionadas corretamente, mas é importante garantir que:

• A coluna de mês nas tabelas Procv Conclusão e Avaliações seja do mesmo tipo de dados (geralmente texto ou data) e formato que a coluna de mês na tabela Calendário.
  • Os relacionamentos entre as tabelas estejam configurados como "Muitos para Um" com a direção do filtro sendo "Única" ou "Ambas", dependendo da necessidade de propagação do filtro.

Se mesmo após verificar esses pontos o filtro de meses não estiver funcionando como esperado, você pode tentar criar uma medida DAX que utilize a função CALCULATE para calcular as médias, aplicando o filtro de mês apropriado. Por exemplo:

Média Conclusão Mês Selecionado = 
CALCULATE(
    AVERAGE('Procv Conclusão'[percentagem]),
    USERELATIONSHIP('Procv Conclusão'[mês], 'Calendário'[Mês])
)

Também será necessário uma medida similar para a média das avaliações. Além disso, reforço que como é um assunto externo ao curso, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!