Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Relação ITIL x ISO 27001

Qual relação temos entre o Framework ITIL e ISO 27001? Em qual momento esses Frameworks podem conflitar? Ou um agrega o outro?

Obrigado.

1 resposta
solução!

Oi Kramer, tudo bem?

Desculpe-nos pela demora.

Fiz uma pesquisa e achei alguma explicações bem interessantes e aproveito para compartilhar com você:

Pelo que entendi a ISO 27001 possui uma definição direta com relação a proteção da informação, enquanto que no ITIL ela é mais indireta. Isso é desta forma porque o termo “ITIL” se refere a múltiplas práticas para gestão e provisão de serviços de TI de qualidade, como gestão financeira e atendimento a solicitações.

Contudo, uma vez que a segurança da informação também é um aspecto crítico na gestão de serviços de TI e na qualidade de serviços de TI, o ITIL trata da segurança da informação como um de seus processos de apoio (gestão da segurança), e integra a segurança da informação em muitos dos processos presentes no framework.

  • Como usar o ITIL e a ISO 27001 juntos?

Não há resposta exata para esta questão, uma vez que ela depende da organização e de seus requisitos. Uma abordagem é começar a implementação da ISO 27001 primeiro, porque ela cobre a gestão de segurança da informação de forma geral (da qual o ambiente de TI é apenas uma parte), e após isso ir para o ITIL, o qual fornecerá mais detalhes para implementação.

Outra alternativa é considerar os elementos da ISO 27001 para cada estágio do ITIL e implementá-los em sequência de acordo com um cronograma de implementação do ITIL.

Ficou mais claro para você?

Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software