1
resposta

Reflexão sobre o instagram - Aula 01 - Faça como eu fiz - Curso UI Design.

Seguindo a proposta do "Faça como eu fiz" da primeira aula do curso de UI Design, vou desenvolver minhas percepções quanto ao Instagram, que é uma plataforma que eu utilizo muito (acho que assim como muitos de nós).

Em questões de percepções visuais, eu creio que o Instagram tem um desempenho muito bom em prender a atenção do usuário, principalmente com a funcionalidade de feed infinito e com os reels (que vieram competir com os vídeos do TikTok).

Em questão interação, na visão de usuária, como o Instagram no decorrer dos anos ganhou muitas funcionalidades novas, eu particularmente acho um pouco confusa a parte de acessar os itens arquivados e os históricos de storys e etc. Me parece sempre muita informação na parte das configurações, o que sempre acaba me deixando um pouco confusa, eu demoro, mas acabo achando o que estou procurando. Pode ser uma dificuldade só minha, mas isso me faz pensar que poderia haver a abertura de uma pesquisa com os usuários para melhorias na plataforma.

Mas de modo geral, creio que instagram entrega uma interface bem completa com uma experiência viciante. E por incrível que pareça, eu particularmente acho até mais legal usar na versão desktop do que no mobile, parece que há mais respiro nas informações da interface por conta da diferença de tamanho dos dispositivos.

Depois dessas aulas, irei prestar ainda mais atenção nessas questões de estrutura das interfaces que costumo utilizar.

1 resposta

Oi, Luany! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Sua visão crítica sobre a complexidade das configurações mostra atenção aos detalhes de usabilidade.

Uma dica é: sempre que analisar uma plataforma, tente observar como ela organiza os elementos de navegação e faça anotações rápidas sobre pontos fortes e o que poderia ser simplificado.

Continue explorando essas percepções em outras interfaces que você utiliza no dia a dia, isso vai fortalecer seu olhar de design.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!