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Reflexão sobre o artigo “The 6 Levels of UX Maturity”

Fiquei impressionado com a qualidade desse artigo da Nielsen Norman Group, que esmiúça detalhadamente essas 6 fases de maturidade das empresas em UX Design. É importante já iniciar adquirindo esse conhecimento, pois quando ingressamos estudos em uma nova área e pensamos em transição de carreira, é comum surgirem inseguranças como síndrome do impostor por exemplo.

Adquirir os conhecimentos em UX e se apropriar da realidade das empresas (conhecimento adquirido com o artigo em questão), traz confiança para lidar com os desafios que surgirão, bem como nos faz perceber, que muitas vezes a empresa ainda não domina essas questões e justamente ela vai precisar da nossa ajuda enquanto profissionais de UX para evoluir.

Isso me faz pensar na importância em estar atento a diversos fatores que podem prejudicar ou dificultar o meu trabalho, ou mesmo disorcer a visão dos envolvidos, como gestores ou colegas de setores sem implementação que talvez não entendam o valor ou não queiram investir em UX Design.

Também suponho que esse conteúdo ajuda a dismistificar aquele receio que bate quando lemos uma descrição de vaga que cobra uma lista de diversos conhecimentos e experiência mesmo para posição iniciais, pois pelo visto, nem sempre a empresa realmente é perito no assunto e talvez esteja em níveis iniciais de implementação de UX sem compreender precisamente o que esque solicitando. Sem generalizações, mas é importante é estar sempre atento.

Está correta essa linha de raciocíneo? Algo a acrescentar?

Abraços!

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solução!

Oi, Tálison. Tudo bem?

Que bom que você gostou do artigo "The 6 Levels of UX Maturity" da Nielsen Norman Group! Sua reflexão está bastante alinhada com os conceitos apresentados no artigo e também com a realidade do mercado.

Você tá correto ao pensar que entender os níveis de maturidade em UX pode ajudar a lidar com inseguranças, como a síndrome do impostor. Conhecer esses níveis permite que você compreenda melhor o contexto em que uma empresa se encontra e, consequentemente, como você pode contribuir para o crescimento dela nessa área.

É verdade que muitas empresas ainda estão nos estágios iniciais de maturidade em UX, e isso pode ser uma grande oportunidade para profissionais da área. Ao entender esses níveis, você pode ajudar a empresa a evoluir, mostrando o valor do UX e implementando práticas que melhorem a experiência do usuário.

Seu ponto sobre as descrições de vagas também é muito pertinente. Muitas vezes, as empresas pedem uma lista extensa de habilidades e experiências, mas podem não ter uma compreensão completa do que estão solicitando. Saber disso pode ajudar a reduzir a ansiedade e a focar em como você pode agregar valor, independentemente do nível de maturidade em que a empresa se encontra.

Para complementar sua reflexão, eu acrescentaria que é importante também desenvolver habilidades de comunicação e persuasão. Isso porque, muitas vezes, você terá que "vender" a importância do UX para gestores e colegas que ainda não compreendem totalmente seu valor. Mostrar resultados concretos e cases de sucesso pode ser uma boa estratégia para ganhar esse apoio. Um abraço e bons estudos.

Oi, Lorena!

Grato pelo retorno e pela sugestão, que sem sombra de dúvidas é muito pertinente.

Abraço!