Fiquei impressionado com a qualidade desse artigo da Nielsen Norman Group, que esmiúça detalhadamente essas 6 fases de maturidade das empresas em UX Design. É importante já iniciar adquirindo esse conhecimento, pois quando ingressamos estudos em uma nova área e pensamos em transição de carreira, é comum surgirem inseguranças como síndrome do impostor por exemplo.
Adquirir os conhecimentos em UX e se apropriar da realidade das empresas (conhecimento adquirido com o artigo em questão), traz confiança para lidar com os desafios que surgirão, bem como nos faz perceber, que muitas vezes a empresa ainda não domina essas questões e justamente ela vai precisar da nossa ajuda enquanto profissionais de UX para evoluir.
Isso me faz pensar na importância em estar atento a diversos fatores que podem prejudicar ou dificultar o meu trabalho, ou mesmo disorcer a visão dos envolvidos, como gestores ou colegas de setores sem implementação que talvez não entendam o valor ou não queiram investir em UX Design.
Também suponho que esse conteúdo ajuda a dismistificar aquele receio que bate quando lemos uma descrição de vaga que cobra uma lista de diversos conhecimentos e experiência mesmo para posição iniciais, pois pelo visto, nem sempre a empresa realmente é perito no assunto e talvez esteja em níveis iniciais de implementação de UX sem compreender precisamente o que esque solicitando. Sem generalizações, mas é importante é estar sempre atento.
Está correta essa linha de raciocíneo? Algo a acrescentar?
Abraços!