1
resposta

Reflexão

Recentemente, experimentei aplicar técnicas de escuta ativa que aprendi na formação, utilizando a paráfrase e o questionamento reflexivo em minhas interações diárias.

Minha Experiência: Apliquei a paráfrase para reformular o que colegas e amigos disseram, confirmando se eu havia compreendido bem. Foi interessante ver como isso não só aumentou a clareza da conversa, mas também fez com que a pessoa se sentisse mais ouvida e validada.

Já com o questionamento reflexivo, busquei trazer perguntas que levassem o interlocutor a explorar mais suas ideias e sentimentos. Essa técnica promoveu diálogos mais profundos, especialmente em situações onde a outra pessoa queria desabafar ou buscar soluções.

Dificuldades e Aprendizados: No começo, foi desafiador encontrar o equilíbrio entre usar as técnicas e manter o fluxo natural da conversa. Percebi que, com prática, elas se tornam mais espontâneas e menos "estruturadas". Além disso, foi gratificante ver como pequenas mudanças no meu jeito de ouvir resultaram em uma comunicação mais empática e conectada.

Foi uma experiência valiosa, e recomendo a todos que experimentem!

1 resposta

Olá, Vitor. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei bastante da sua análise, especialmente quando você mencionou como a paráfrase aumentou a clareza e fez o interlocutor se sentir mais ouvido. Sua observação sobre o desafio inicial de equilibrar as técnicas com a naturalidade da conversa é muito válida.

Continue praticando! A comunicação empática é uma habilidade que só melhora com o tempo e dedicação.

Uma dica: ao usar o questionamento reflexivo, tente sempre ajustar as perguntas ao estado emocional da pessoa no momento. Isso mantém o diálogo fluido e evita que pareça um interrogatório.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos!