Olá. Atualmente estou fazendo a trilha Dart: cursos para aprender a linguagem utilizada no Flutter. Estou em uma etapa em que o novo instrutor está falando sobre dominar assicronismo e criando comunicação com API. Eu já havia visto um pouco disso em outra linguagem, o conceito em minha mente ficou claro mas quando se tratou de codar eu tive diversas dúvidas.
Estou seguindo fielmente a trilha de estudos desse curso, então concluí todos os projetos, li todos os artigos e realizei todas as atividades dos cursos anteriores desse para chegar nele e não compreender muito sobre o que estava sendo ensinado. Não sei se esse post se encaixaria devidamente em uma reclamação mas como estou no meio do curso... Eu também gostaria de sugerir que talvez as trilhas fossem menores e mais detalhadas, ainda mais para quem está vendo pela primeira vez.
Me recordo que quando finalizei as atividades de POO em Dart eu consegui fazer quase toda a lista de exercicíos sozinha e quando vejo os vídeos dessa de API eu não consigo entender nada que o instrutor diz. Exemplo:
Em POO aprendemos sobre como podemos utilizar List< String > listExemplo e suas outras variações de como os sinais de maior e menor são usados e isso foi devidamente explicado. "Essa primeira palavra você faz isso, você usa o sinal de mais para aquilo, o segundo é o nome..." e por ai vai.
Nesse novo curso em específico o instrutor apenas fala "aperta esse botão, ele vai criar para você o formato (um bloco de código que eu nunca tinha visto, uma função diferente, usou arrow, abriu chave, não usou ponto e virgula e sim somente virgula). Eu sei que é uma dynamic e está feito, conseguimos!". Espera, conseguimos? Tipo, eu sei que no geral coisas prontas ajudam mas eu gostaria de fato de entender o que é cada coisa. Entendo que muitas vezes temos que procurar por fora, estou lendo artigos e procurando outros vídeos e outros sites para entender melhor. Todos fazemos o curso para melhorar, entender e até mesmo conseguir um emprego e eu não acho justo assistir um vídeo que me diz que é só estalar os dedos que tá tudo pronto sem me explicar. Até me questionei se era algo que eu havia deixado passar nos cursos anteriores mas tem coisas que realmente não cheguei a ver e nem nos desafios apareceram. É um pouco frustrante eu confesso, mas nada que impeça que eu aprenda. Só gostaria de deixar minha observação para ter vídeos ou que os instrutores tenham mais cuidado, calma e paciência na hora de ensinar.