Enquanto escrevo essa análise, ainda não havia terminado o curso, porém, pude encontrar algumas características que não me agradaram:
1. Explicação
Durante o curso, o instrutor escreve o colab na hora durante os vídeos. Essa abordagem, embora seja gradativa e permita que acompanhemos a programação, causa muita confusão. Enquanto o instrutor programa o código, ele dá explicações muito superficiais e corridas, de forma que não seja possível entender o objetivo de certas partes do código, o que faz parecer que ele está muito mais focado em mostrar o que de fato pode ser feito, do que em explicar para quê serve cada linha do código. Senti falta de explicações essenciais sobre o que é o Langchain, como suas bibliotecas se relacionam com o Python, Qual a relação do pyPDF com o Loader do Langchain, etc.
2. A Transcrição dos vídeos
Aparentemente, a transcrição dos vídeos contém repetidos erros de escrita e (as vezes) falta de explicação. Isso faz parecer que o vídeo em si não está transcrito, mas que alguém simplesmente escreveu mais ou menos o que está sendo dito. Contudo, a grande questão são os erros mesmo, nomes escritos de maneira estranha e palavras esquisitas apareciam, o que tornava as respostas da Luri enviesadas.
3. Python
Senti falta de explicações sobre os comandos em python, pois o curso não diz que para fazê-lo é necessário ter um prévio conhecimento de desta linguagem. Contudo, a questão não é a lógica de programação, mas os comandos do Langchain; o instrutor age mais ou menos assim: "Para usar esse arquivo, precisamos importar essa biblioteca do Langchain e usar esse comando que permite que leiamos o arquivo", depois, cria algumas variáveis que armazenam comandos e nunca mais fala sobre isso. Deste curso, eu esperava que ele explicasse o porquê de estar usando aquele comando, o porquê de ter que usar o Langchain naquela situação, e explicar o porquê de certas etapas serem importantes para a criação de um RAG; Digo isso porque houve algumas etapas que eram situacionais, ou seja, não era necessário realizar aquilo dependendo do que o aluno iria fazer, como por exemplo separar o arquivo pdf em páginas.