Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Reclamação] Implementando a versão HTTPS

Afinal estamos configurando os ambientes no Linux ou Windows ??? Estou totalmente confuso, sobre Openssl, vocês ensinam tudo no início até agora pelo Linux mas no certificado muda tudo para WIndows ??? Não explicam corretamente na aula o que está acontecendo, estou estagnado nesse passo. Vou pular e seguir com o curso, desse jeito está dificil estudar. Roda servidor API e Allbook no Linux e na aula o professor roda o VS Code no Windows e faz alterações no servidor que está no Windows e eu aqui rodando no LInux paralizado nas aulas porque tudo mudou sem explicação. Como resolvemos isso?

2 respostas
solução!

Oi Fabricio!

Sinto muito pelo sentimento de frustração com a mudança de ambiente entre Linux e Windows nas aulas. Essa transição pode realmente ser confusa, especialmente quando se está aprendendo a implementar HTTPS com OpenSSL.

Para te ajudar, aqui estão algumas dicas práticas:

  1. OpenSSL no Linux: Se você está usando Linux, a maioria dos comandos do OpenSSL deve funcionar da mesma forma que no Windows, já que o OpenSSL é uma ferramenta multiplataforma. Você pode rodar o comando para gerar a chave e o certificado no terminal do Linux:

    openssl req -x509 -sha256 -nodes -days 365 -newkey rsa:2048 -keyout server.key -out server.crt
    

    Isso deve gerar os arquivos server.key e server.crt na pasta do seu projeto.

  2. VS Code: O VS Code também é multiplataforma, então você pode abrir a pasta do seu projeto no Linux e seguir as mesmas instruções para editar o arquivo server.js.

  3. Configuração do Servidor: No seu código, ao configurar o servidor HTTPS, os comandos devem ser os mesmos, independentemente do sistema operacional. Certifique-se de que os caminhos para server.key e server.crt estejam corretos.

  4. Execução do Servidor: Para rodar o servidor, você pode usar o mesmo comando npm run start-auth no terminal do Linux, desde que todas as dependências estejam instaladas corretamente.

Se você ainda estiver enfrentando dificuldades, talvez seja útil tentar replicar o ambiente de desenvolvimento que o instrutor está usando, ou entrar em contato com o suporte do curso para mais esclarecimentos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado pela resposta, o problema que não me frustra alternância de ambiente e sim durante a aula do nada muda a didática junto com ambiente aí atrapalha tudo, os cursos desde o início estavam excelentes nas didáticas compatíveis com os ambientes, mas agora no advanced está totalmente desalinhado, como que você ensina em um ambiente e do nada muda para outro sem alertar a mudança e como fazer neste ambiente novo? Esse é o ponto, eu consigo desenrolar ad dificuldades mas isso demanda tempo e tempo não dá para perder resolvendo caos causados por erro de didática. No mais estou seguindo resolvendo essas falhas com Fórum e Google. Grato.

Obs.: Esse código "openssl req -x509 -sha256 -nodes -days 365 -newkey rsa:2048 -keyout server.key -out server.crt"
Não foi aceito no linux, pois até acreditei por ser multiplataforma poderia funcionar, mas não funcionou.