Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Reclamação] FeedBack infelizmente negativo

Cara, sendo direto, não curti a didática.

Os professores muitas das vezes se perdiam no que eles mesmo falavam, passando um ar de confusão.

Faziam primeiro no código um conceito bem complexo, como os overrides, e só explicavam a teoria depois. Ainda explicando uma única vez e assumindo que aquela leve pincelada foi o suficiente para fixar na sua mente um baita conceito difícil como é o polimorfismo e a hereditariedade. Há poder na repetição e em exercícios.

Não curti também acostumar os alunos com atalhos sem mostrar qual caminho mais longo aquele atalho contorna, e quais são os cenários em que é melhor usar os atalhos ou os caminhos mais longos e convencionais, como foi o caso de usar o "this" em construtores. O this é um atalho para evitar que o construtor primeiro receba o argumento e depois transforme em propriedade.

Exemplo do caminho tradicional:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Exemplo do atalho com o "this" diretamente:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Vê a diferença do caminho tradicional? o "this" diretamente no argumento do construtor é um atalho, mas ele só ensinou o atalho, nem explicou o que é um construtor de forma clara nem mostrou a sintaxe completa que um construtor comumente pode ter, não explorou vários cenários. A sintaxe de um construtor é parecido com a de uma função tradicional, dá pra fazer muita coisa nos construtores antes mesmo de inicializar as propriedades, mas ele não aprofunda em nada, só faz parecer que serve pra iniciar propriedades e acabou. Isso me deixou irritado, pois nos outros cursos foi a mesma coisa. Na explicação do laço "for", ele não mostra a sintaxe, o que forma o laço, o formato de cada parâmetro, só usa para um cenário e faz parecer que aquele cenário é padrão, laços for não servem só para ficar passando de número em número.

Foi essa minha avaliação. Achei que a forma de explicar é superficial e confusa, até para quem já é um profissional da área como eu, não é boa, não vai fazer o aluno fixar nem explorar as possibilidades. No dia que o sujeito pegar um código com um construtor ou um laço for completo aí ele vai se bater feio, pq aqui não explicaram as variações. Criaram um cenário de frutas e acabou por aí, isso é péssimo.

Agora se quiserem ver o que é uma didática invejável (somente a didática, já que o curso aqui não é de Python), para fazer parecido, deem uma olhada no curso de Python do Curso em Vídeo, totalmente grátis no youtube. O professor Guanabara faz uma única aula teórica, muito clara até para crianças, abordando todas as possibilidades de uso, formato e métodos de uma função, como o laço for por exemplo, e passa pelo menos uns 10 exercícios para que você aplique o que ele falou na aula teórica. Até hoje nunca vi alguém, por mais burro que seja, sair de uma aula do Guanabara sem entender e fixar o que ele explicou. Diferente das aulas desse curso que eu mesmo, profissional da área, me senti perdido.

Uma aula do Curso em Vìdeo: https://www.youtube.com/watch?v=hdDHg1p3YVc&list=PLHz_AreHm4dlKP6QQCekuIPky1CiwmdI6&index=9

Veja como ele repete várias vezes para fixar, veja como ele explica até as virgulas que ele coloca e principalmente a quantidade e qualidade dos exercícios no fim da aula.

OBS: Esse é um feedback para os professores, não para os alunos. É meramente minha opinião, se você é iniciante e entendeu, show, mas saiba que podia ser mais fácil e claro, também sei que outros iniciantes nem chegaram a entender.

1 resposta
solução!

Oi Pablo, tudo bem?

Quero expressar minha profunda gratidão por compartilhar conosco o seu feedback. Sua opinião é de extrema importância, pois desempenha um papel fundamental na constante evolução dos nossos cursos.

Vale ressaltar que, ao término de cada curso, disponibilizamos uma avaliação individual para que cada estudante possa atribuir uma nota e fornecer sua opinião sobre o curso e pessoa instrutora. Gostaríamos de enfatizar a importância da sinceridade em sua avaliação, pois isso nos auxilia na identificação de áreas que necessitam de aprimoramento.

Através dessas avaliações, coletamos métricas que são compartilhadas diretamente com os instrutores envolvidos nesse curso.

De novo, agradeço imensamente pela sua valiosa contribuição. Seus comentários são essenciais para o nosso crescimento contínuo e para a oferta de uma experiência de aprendizado cada vez mais enriquecedora.

Desejo a você uma jornada de estudos excelente!

Um abraço.